4 vantagens do cloud para indústrias de manufatura

 

Como você já sabe, as inovações tecnológicas afetaram diretamente as indústrias de manufatura ao longo da história. A primeira revolução industrial, por exemplo, ocorreu a partir da invenção das máquinas a vapor. A segunda veio com a eletricidade e a terceira com a automação das linhas de produção e montagem.

Acontece que já estamos entrando na quarta revolução industrial, também chamada de indústria 4.0. Mas, dessa vez, o gatilho é a chegada de soluções de Cloud Computing na rotina de trabalho das fábricas.

Isso quer dizer que as fábricas do futuro estarão intimamente ligadas à transformação digital, trabalhando com manufatura inteligente, monitoramento de operações em tempo real e máquinas conectadas pela Internet das Coisas (IoT). Continue lendo e entenda mais:

Por que a indústria 4.0 importa?

Não é segredo que o setor das indústrias de manufatura é um dos mais pressionados para reduzir custos e modernizar processos. E o motivo para isso é simples: competitividade.

Para conseguir oferecer produtos personalizados a preços menores, a solução mais indicada para as corporações é apostar na tecnologia de Cloud Computing.

Nesse cenário, é possível digitalizar as plantas de manufatura e monitorar as operações de chão de fábrica em tempo real. Além disso, o ideal é que as atividades operacionais fiquem por conta de robôs com sensores, conectados pela Internet das Coisas, deixando a mão de obra física para tarefas mais estratégicas.

O modelo de indústria 4.0. já é bastante aplicado no setor automotivo, onde a digitalização das fábricas serviu como resposta à crise econômica dos Estados Unidos, a partir de 2008.

Quais são os benefícios da Cloud para as indústrias?

A Cloud Computing vem revolucionando os processos de empresas de todos os portes e nichos de mercado, e as indústrias de manufatura não são exceção.

Isso porque, em um contexto de transformação digital, a Cloud permite desenvolver estratégias mais acertadas a partir do uso de analytics, business intelligence (BI) e ferramentas de big data, por exemplo.

Em outras palavras, as plataformas com base na nuvem facilitam a geração de insights a partir dos dados do seu negócio.

Mas esses são apenas alguns benefícios dessa tecnologia para os negócios. Veja, a seguir, 4 benefícios da Cloud para indústrias de manufatura e saiba por que você deve ficar atento a isso:

1. Monitoramento em tempo real

Como comentamos acima, existem aplicações com base na Cloud que permitem o monitoramento das operações de chão de fábrica em tempo real.

Na prática, as peças podem ser identificadas ainda na linha de montagem através de um chip de radiofrequência (RFID), que vai facilitar seu monitoramento desde a etapa da manufatura até a venda.

O diferencial é que, com a Cloud Computing, todas as operações podem ser monitoradas de maneira centralizada, o que é especialmente útil para empresas com centros de produção distribuídos por diferentes cidades, países ou continentes.

Ou seja, ao invés de cada fábrica ser gerenciada à parte, é possível monitorar e gerenciar globalmente todos os centros de produção, incrementando a eficiência da cadeia de suprimentos.

2. Otimização de recursos

O raciocínio é simples de entender: com a digitalização de todo o processo produtivo, você desenvolve uma visão mais global sobre os recursos da sua empresa.

A partir disso, fica mais fácil identificar onde estão os gargalos de produção, onde é possível reduzir gastos e quais recursos podem ser otimizados para ganhar em eficiência operacional, por exemplo.

E se você dispõe de informações de qualidade sempre que precisa, pode aplicar a inteligência de negócios para tomar decisões mais eficientes e ágeis.

3. Redução de custos

A Cloud permite que empresas de todos os portes reduzam custos sem perder em eficiência operacional, agilidade e inovação.

E isso está relacionado com o próprio modelo da Cloud: ao contrário dos modelos tradicionais de TI, a Cloud Computing reduz ou elimina completamente a necessidade de equipamentos — servidores, roteadores, computadores — no chão de fábrica.

Nós já explicamos um pouco sobre a redução de custos com computação em nuvem no post como a computação na nuvem pode gerar economia para sua empresa.

Além disso, as fábricas sofrem menos impacto nas linhas de produção nos casos de manutenção de equipamentos, já que aplicações de IoT, aliadas com ferramentas de Big Data, podem alertar sobre os problemas antes mesmo que eles aconteçam. É possível obter, por exemplo, métricas que indiquem se chegou a hora de substituir peças ou revisar equipamentos, evitando imprevistos na linha de produção.

4. Maior eficiência operacional

Existem diversas soluções de Cloud para indústrias de manufatura que podem aumentar a sua eficiência operacional.

Um exemplo são os Manufacturing Execution Systems (MES), voltados para o gerenciamento do chão de fábrica, e os Product Lifecycle Management (PLM), que focam no gerenciamento do ciclo de vida do produto, da produção até o mercado.

Através da Cloud, pode-se contratar até mesmo serviços para automação de atividades de manufatura, o que reduz em muito os custos de desenvolvimento de produtos e democratiza o acesso às tecnologias de ponta.

Mas esses são apenas alguns exemplos de recursos da Cloud disponíveis para as indústrias de manufatura. A tendência é que, nos próximos anos, a automação e digitalização de processos se tornem cada vez mais eficientes e sejam integradas às novas tecnologias (como os dispositivos móveis, por exemplo).

Qual é a importância de uma assessoria?

Está pensando em migrar seus serviços para a nuvem? Em meio a tantas opções, o caminho mais eficiente para garantir o sucesso da sua estratégia é contar com uma consultoria de TI, qualificada para acompanhar a estruturação dos processos do seu negócio.

Uma assessoria competente pode contribuir de diversas formas, como:

  • indicando estratégias para montar um setor de TI com o menor número possível de falhas;

  • quais são os ajustes necessários para resolver problemas internos;

  • como incorporar novos serviços em setores de TI já existentes;

  • como alinhar os objetivos da empresa com os serviços que serão realizados, a partir de parâmetros de qualidade e segurança.

Se estiver buscando uma assessoria qualificada para impulsionar os seus negócios, fale com a gente. A TECJUMP é parceira dos maiores fabricantes globais de sistemas e pode oferecer as melhores soluções para a sua empresa.

E então, gostou do nosso post? Tem interesse em saber mais sobre tecnologia? Aproveite seu tempo e confira também este texto sobre 5 ferramentas de segurança da informação que você precisa conhecer!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *