suporte em ti

5 benefícios da TI para cursos online de idiomas

Você sabe qual é o principal motivo pelo qual as pessoas cancelam suas matrículas em cursos de idiomas? 48% dos entrevistados pelo British Council no Brasil disseram que era a dificuldade em se deslocar e frequentar as aulas. O segundo motivo mais citado foi o preço alto praticado pelas escolas de línguas (35%). A saída para melhorar o comprometimento dos alunos, aumentar a competitividade de sua instituição e diminuir a evasão é investir em cursos online de idiomas, como veremos a seguir!

Continue lendo e descubra 5 benefícios gerados pelo uso estratégico da TI na oferta de cursos online de idiomas.

1.  Garanta a mobilidade de acesso aos conteúdos

O mesmo estudo do British Council apontou dois fatores que mais pesam na decisão dos estudantes na hora de escolher um curso de idioma:

  1. ter flexibilidade de horários (34%);
  2. propor atividades complementares (23%).

Essas duas características podem ser facilmente alcançadas com a oferta de cursos online de idiomas. Por meio da computação em nuvem é possível utilizar um smartphone ou tablet para ler, fazer exercícios, assistir aulas, gravar áudios e treinar a pronúncia, além de realizar atividades de conversação e acessar materiais didáticos sem depender de livros, apostilas ou materiais físicos.

Ou seja, o aluno pode praticar o idioma onde quer que esteja, dependendo apenas de um dispositivo e conexão de internet para realizar as atividades propostas.

2.    Proporcione novas experiências

Os itens e características mais valorizados por pessoas que pretendem estudar um novo idioma são:

  • treinar a escrita e leitura com exercícios práticos;
  • melhorar a fala e compreensão oral usando chats e bate-papos online com nativos dos países do idioma estudado;
  • conhecer gírias e curiosidades culturais;
  • utilizar redes sociais e termos do universo online para facilitar a imersão na cultura estudada.

O detalhe é que as pessoas desejam ter essas experiências ao longo do curso de línguas, mas simultaneamente querem que a duração do estudo seja de aproximadamente dois anos. Logo, sem um método alternativo que fomente novas habilidades, sem comprometer as horas de ensino de aspectos técnicos do idioma, seria praticamente impossível conciliar esses dois desejos.

Com o apoio da tecnologia, é possível realizar eventos online que atendam aos desejos e curiosidades dos alunos, sem aumentar ou diminuir a carga horária do curso.

3. Diminua os custos das aulas

Você deve estar imaginando que os custos para investir nessa estratégia e agregar uma nova modalidade de ensino em sua escola são altos, não é mesmo? Mas a verdade é que eles geram uma diminuição de despesas.

Ao usar ferramentas de TI para gravar aulas, disponibilizar conteúdos online e criar novas formas de interação com os alunos, sua escola estará diminuindo os custos com a hora-aula, material didático e ocupação de salas.

Afinal, um curso gravado apenas uma vez pode ser replicado infinitas vezes aos discentes de sua instituição. O material do curso pode ser disponibilizado em PDF ou outros formatos evitando gastos com papel. Os professores podem focar na resolução de dúvidas dos alunos, interação via chat e não na replicação de conteúdos básicos, o que aumenta a disponibilidade deles e melhora a qualidade das aulas presenciais.

Além disso, ao usar a computação em nuvem para viabilizar a oferta de cursos online de idiomas, a sua escola não precisará contratar uma equipe de manutenção, comprar novos hardwares ou itens de infraestrutura para o ambiente de TI, pois todos os recursos computacionais serão mantidos e suportados pelos provedores de cloud computing.

4. Agregue valor sem elevar as mensalidades

55% das pessoas que interrompem um curso de línguas dizem que o preço elevado ou a falta de dinheiro motivaram sua decisão. Portanto, aumentar o valor da mensalidade ou o preço do material de didático para oferecer conteúdos diferenciados está fora de cogitação.

O uso da tecnologia permite ampliar a oferta de materiais de reforço, além de permitir que materiais disponíveis online sejam usados na própria dinâmica da aula. Neste caso, os alunos precisariam acessar o ambiente virtual por meio de smartphones, tablets, notebooks ou desktops para realizar as atividades e exercícios propostos.

A vantagem dessa dinâmica é aproximar a escola da realidade dos alunos, que usam celulares e outros dispositivos conectados à internet costumeiramente, além de reforçar que as atividades podem ser realizadas online podem ser feitas onde quer que os alunos estejam.

5. Invista em um modelo híbrido

As conclusões do estudo sobre a oferta de cursos do idioma inglês no Brasil apontam para uma tendência que pode ser adotada para outros idiomas: os alunos querem se desenvolver mais rápido (em até 2 anos de estudo), a mensalidade precisa ser acessível, preferem ter atividades extraclasse e gostariam de receber orientações sobre conteúdo instrumental.

Contudo, os custos financeiros necessários para diminuir a duração do curso e aumentar o tempo e a quantidade de horas-aula na maneira offline inviabilizariam o atendimento a esse desejo. Com o uso de tecnologias em cloud computing, esses obstáculos são facilmente superados, pois vários tipos de conteúdos podem ser oferecidos de maneira online. Por exemplo, quiz, imagens, vídeos, gravações de áudio, reuniões online e outros exercícios podem rapidamente configurados, favorecendo a participação dos alunos e interações inusitadas e envolventes com o assunto.

Aliás, o estudo destaca que muitos alunos acreditam não ter a disciplina necessária para realizar um curso 100% virtual, ainda assim, a maioria dos entrevistados disseram desejar que suas escolas oferecessem um modelo híbrido que combinasse as aulas presenciais com suporte online ao conteúdo estudado.

O uso da tecnologia da informação no ensino ainda é bastante incipiente no Brasil e é percebido como algo inovador por parte dos alunos. Uma das principais razões para a não utilização da TI como uma aliada da vida acadêmica está na crença de que recursos computacionais geram custos adicionais para as instituições de ensino e agregam pouco valor para aprendizagem.

A verdade, no entanto, é que ocorre o oposto: a TI é capaz de reduzir custos, aumentar a vantagem competitiva, reforçar as práticas de ensino e dar maior flexibilidade para a aprendizagem. Se você quiser destacar sua instituição no mercado, certamente a oferta de cursos de idiomas online ou de modelos que combinem aulas presenciais com recursos disponibilizados via internet deve ser considerada!

Você já havia pensado em disponibilizar cursos online de idiomas para os alunos? Acredita que a TI pode ajudar a criar esse diferencial competitivo para sua instituição? Compartilhe conosco sua opinião e ideias sobre este tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *