software de segurança da informação

5 ferramentas de segurança da informação que você precisa conhecer

Não é segredo que estamos na era da Tecnologia da Informação (TI) e precisamos nos preocupar cada vez mais co a segurança da informação. Nos dias atuais, praticamente todas as informações essenciais para o funcionamento de um negócio — dados sobre fornecedores, concorrentes e clientes, por exemplo — estão armazenadas em um ambiente virtual.

O problema é que, caso sejam armazenados de maneira incorreta, os dados da sua empresa podem ser comprometidos por invasões hackers, vazamentos ou outros tipos de crimes cibernéticos. E isso representa grandes prejuízos para o seu negócio, sejam financeiros ou relacionados à reputação de uma marca.

Daí a importância de aumentar a segurança da informação no dia a dia da sua organização!

Quer manter as informações sensíveis do seu negócio seguras? Então veja, na sequência, 5 ferramentas de segurança da informação que você precisa conhecer para proteger os dados da sua empresa com eficiência:

1. Kaspersky: o software de segurança da informação

Nós já falamos um pouco sobre o Kaspersky aqui no blog, uma das melhores opções do mercado para garantir a segurança dos dispositivos de uma empresa. Isso porque toda a linha da Kaspersky possui uma abordagem multicamadas, isto é, com várias camadas de proteção que bloqueiam ameaças específicas.

antivírus para segurança da informação

As principais funções do Kaspersky são:

Proteção contra ransoc e ransomware

Ransoc é uma evolução do vírus ransomware, e já é considerado a maior ameaça cibernética para os próximos anos.

Por meio de sua atuação multicamadas, o Kaspersky consegue detectar, bloquear e remover estes tipos de malware antes mesmo que eles possam reunir dados sensíveis no sistema de uma empresa.

Segurança de dispositivos móveis

A tendência atual é que as corporações adotem o uso de tecnologias móveis (tablets e smartphones, por exemplo) entre os funcionários.

Mas, para que essa estratégia funcione, é indispensável implementar uma política de segurança que também envolva dispositivos móveis. Com Kaspersky, é possível otimizar a segurança de todos os tipos de dispositivos, sejam eles desktops, smartphones, notebooks ou tablets.

2. Firewall

Outra ferramenta de segurança de rede que você precisa conhecer é o firewall. Basicamente, a função dessa tecnologia é monitorar e filtrar os fluxos de tráfego em uma rede, identificando conexões inseguras ou possíveis ameaças à segurança do usuário.

Em outras palavras, o objetivo de um firewall é bloquear o acesso de conteúdo malicioso sem impedir o tráfego de rede. Mas como isso é possível? O segredo está na aplicação de regras de segurança: através delas, o firewall tem a capacidade de aprovar ou desaprovar pacotes de dados que não estejam dentro do estabelecido.

Um firewall pode vir tanto na forma de hardware quanto na de software. Embora qualquer sistema operacional moderno já ofereça aplicações com a função de firewall, existem diversas opções no mercado que podem aprimorar a segurança do tráfego de rede a nível empresarial.

3. Softwares de monitoramento

Até mesmo os softwares e hardwares de última geração são susceptíveis a erros. Portanto, o ideal é que qualquer sistema crítico de um negócio seja monitorado constantemente, evitando quedas repentinas ou interrupções na utilização por parte dos usuários.software de monitoramento

É nesse ponto que entram os softwares de monitoramento de redes e infraestrutura. Assim como o firewall, essas ferramentas monitoram continuamente a infraestrutura de serviços e sistemas digitais de uma empresa, localizando as vulnerabilidades existentes.

Isso quer dizer que, através dos softwares de monitoramento, é possível identificar malwares e erros antes que eles impactem os processos da sua empresa.

Outras vantagens do uso de softwares de monitoramento em um negócio são:

  • como essas soluções já indicam qual dispositivo está causando uma falha específica na rede, a sua equipe de TI economiza tempo de trabalho e pode agilizar as correções rapidamente;
  • com um software de monitoramento, sua equipe de TI será informada sempre que acontecer um erro – isso tudo através de alertas de e-mail, dashboards ou notificações visuais pré-configuradas;
  • o monitoramento pode ocorrer de forma remota. Dessa forma, se ocorrer algum erro durante a noite ou no final de semana, será possível resolvê-lo antes que seus funcionários voltem a trabalhar.

4. Sistemas de controle de acesso

Uma das formas de elevar a segurança das informações na sua empresa é investir em políticas e sistemas para o controle de acesso dos usuários.

Com isso, todos aqueles que se conectarem aos seus sistemas internos terão acesso às informações corretas — e seus dados sensíveis estarão protegidos.

Um exemplo de controle de acesso são os modos de autenticação, que permitem o acesso (login) do usuário a um sistema através da verificação de sua identidade digital.

Isso pode acontecer mediante impressão digital, padrão de retina, reconhecimento de assinatura, cartões de identificação, senhas fixas ou mesmo sistemas de desafio-resposta, entre diversas opções.

O caminho é analisar as soluções disponíveis no mercado e investir em uma política robusta de segurança da informação, detalhando todas as responsabilidades dos usuários, permissões e restrições do sistema.

5. Protocolos de segurança e criptografia

firewall

A maioria das empresas da atualidade depende da internet para as suas atividades de rotina, seja por soluções de cloud computing ou acesso remoto à rede empresarial.

Por isso mesmo, o investimento em criptografia e protocolos de segurança deve ser encarado como uma medida estratégica nos ambientes de TI, evitando o acesso não autorizado às informações internas.

Criptografia

Todos os ambientes computacionais que precisem de sigilo de informações podem se beneficiar do uso da criptografia. Com ela, é possível proteger dados sensíveis por meio de um algoritmo, que codifica as informações e impossibilita a sua leitura por parte de terceiros.

Outra opção muito utilizada pelas empresas é a criptografia do tráfego de rede, o que garante a confidencialidade das informações transferidas entre emissor e destinatário.

Protocolos de segurança

Os protocolos de segurança, por sua vez, utilizam métodos de criptografia para exercer funções de segurança específicas.

Alguns exemplos são Transport Layer Security (TLS), que protege a comunicação via internet em serviços como e-mail (SMTP) e navegação (HTTPS), e o Protocolo Ponto a Ponto (PPP), utilizado em redes físicas como telefones celulares ou conexões de acesso à internet.

E então, você utiliza alguma ferramenta de segurança da informação que não foi citada no texto? Este post foi útil para você? Compartilhe as suas sugestões e comentários com a gente!

==========

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *