ti para escritórios de advocacia

5 pontos essenciais em TI para escritórios de advocacia

Uma das áreas onde a Tecjump possui maior Know-how é a de escritórios de advocacia. Com mais de 10 anos de experiência no setor, pudemos trabalhar de perto com estes escritórios e avaliamos o que vem sendo mais essencial em seus ambientes de TI.

Além de bons equipamentos e uma boa infraestrutura de conexão com a internet, a TI como um todo ainda apresenta a estrutura de segurança, softwares, backup, entre outros pontos importantes.

Neste artigo você irá entender como um escritório de advocacia pode estar em dia nas principais áreas da TI. Confira!

1 – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Os escritórios de advocacia processam e guardam informações valiosas e por isso, são alvos muito atraentes para cyber ataques. Segundo levantamento feito pela ESET, empresa de detecção de ameaças de ataques digitais, casos de ataques a escritórios de advocacia estão crescendo em todo mundo e chamando atenção para cuidados que, principalmente, estas empresas precisam tomar com segurança.

Uma das principais ações desses criminosos é tentar acessar dados e expor, vender ou até pedir resgate por informações confidenciais da empresa e de seus clientes. É de suma importância que os gestores tomem consciência e adotem as medidas de segurança necessárias, pois, não restam dúvidas de que os escritórios de advocacia desempenham papéis muito importantes, afinal, seus advogados fazem parte das engrenagens da máquina judiciária, defendendo interesses dos seus clientes, apoiando juridicamente negócios, elaborando contratos e uma série de outras atividades.

Desta forma, naturalmente, eles mantêm informações críticas e sensíveis, sendo, portanto, alvos atraentes para agentes maliciosos que têm, principalmente, dois objetivos:

1 – Atacar diretamente os escritórios de advocacia usando diferentes tipos de vírus, a fim de praticar extorsão e fraudes.

2 – Ter acesso às informações confidenciais dos clientes do escritório.

Apesar dos riscos – um outro instituto, o CERT do Reino Unido alertou – os escritórios de advocacia não têm consciência e nem adotam medidas de proteção proporcionais às ameaças as quais estão sujeitos e não desenvolvem um plano de mitigação de riscos. A preocupação com a confidencialidade, faz parte da realidade de qualquer escritório, seja ele grande ou pequeno.

2 – ROTINA DE BACKUP

Como trabalham com informações confidenciais de clientes diariamente e precisam desses dados disponíveis sob quaisquer circunstâncias, seja para atender as empresas ou mesmo para garantir a continuidade do seu negócio, a rotina de backup é uma premissa para qualquer escritório de advocacia. Independentemente do tamanho, centenas de informações como e-mails, documentos, processos, petições etc., são acessados e armazenados diariamente.

Sabemos de diversos casos de empresas de diferentes segmentos que já sofreram perda de dados. Ter uma solução de backup é um plano que deve estar além da TI e ser uma preocupação de nível global dentro das organizações.

A rotina de backup (seja em nuvem ou híbrida), pode ser entendida como a cópia de segurança de arquivos. Ou seja, os arquivos presentes nas máquinas da empresa, gera uma cópia gravada em nuvem ou disco rígido, garantindo segurança para as informações corporativas. A solução de backup em nuvem, especialmente comparada aos serviços tradicionais de backup, traz enormes vantagens como: menor custo, flexibilidade, acessibilidade e disponibilidade dos dados além disso, a transferência de dados é ilimitada e segura.

3 –  MONITORAMENTO DA INFRAESTRUTURA DE TI

O monitoramento de infraestrutura de TI, como o próprio nome já sugere, é um serviço que permite que ações preventivas sejam tomadas antes que potenciais problemas possam afetar negativamente o negócio. Consiste em um acompanhamento mais detalhado dos seus hardwares, softwares, recursos de rede e serviços do ambiente de TI através de alertas.

Identificar e resolver problemas antes de impactar a experiência do usuário ou a segurança de dados é fundamental para a continuidade e a confiabilidade da empresa, sem falar na redução de custos que será antecipada.

O suporte técnico reativo que só serve para “apagar incêndios” já é coisa do passado, além desse tipo de medida não levar em consideração as necessidades do escritório, são meramente paliativas e pouco ou quase nada efetivas, já que apenas resolvem os problemas pontualmente, mas, não desenvolvem a prevenção para que o problema não ocorra novamente.

4 –  SUPORTE TÉCNICO E HELP DESK ESPECIALIZADOS

Quando um computador ou algo no ambiente de TI do seu escritório apresenta algum problema, é essencial que você tenha disponível um serviço de suporte pronto para te atender e resolver qualquer impasse que atrapalhe a continuidade do seu trabalho de forma rápida, seja através do telefone, acesso remoto ou in loco.

Hoje em dia prestar um bom serviço de Help Desk para um cliente vai muito além de efetuar um atendimento com um sorriso no rosto, é necessário, ter uma equipe técnica especializada sobre a ampla gama de assuntos que contemplam uma infraestrutura de TI cada vez mais complexa. É importante que os técnicos recebam treinamentos regulares e continuamente para aperfeiçoarem suas habilidades e entregar um serviço de excelência.

5 –  GESTÃO ESTRATÉGICA DE TI

Nós sabemos que hoje não há mais negócios sem TI, no entanto, falta aos gestores o alinhamento da TI com o seu negócio. Muitas vezes, a TI não fala a mesma língua dos negócios, se apegando muito a linguagens técnicas e omitindo, muitas vezes até desconhecendo, os principais e reais valores para a empresa.

O mais importante não é o fato do seu projeto de investimento incluir a última geração do modelo de equipamento mais bacana do mercado. O importante é que a TI agregue valor e não status ou preço. O papel da gestão em TI é mostrar que o preço é relativo quando comparado a segurança, aumento do desempenho, aumento da produtividade que no final, será convertido em satisfação do seu cliente e consequentemente maior lucro e confiabilidade do seu negócio.

Garantir a continuidade do negócio é tão essencial quanto planejar seu crescimento, afinal, é necessário que as empresas tenham um ambiente de produção permanentemente ativo para crescer. A gestão da TI deve ajudar a sua organização a planejar sua retomada diante de possíveis cenários e problemas, evitando perda de produtividade, receita ou danos à sua reputação.

Sabemos que cada empresa é única e possui demandas específicas para o seu ambiente de TI. Do simples e direto, ao mais detalhado e adaptado. O fornecedor de serviços de TI deve ser um parceiro tecnológico e estratégico para os seus clientes, para que eles possam obter o retorno do seu investimento, através do aumento da produtividade e dos lucros. Se o seu negócio está descoberto em TI, entre em contato conosco, temos expertise em soluções de tecnologia para a infraestrutura de TI de escritórios de advocacia entre outros ramos de negócio. Será um prazer ser o seu parceiro de inovação e levar o seu negócio ao próximo nível!

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