ti na advocacia

A transformação digital da Justiça e o poder de uma TI eficiente

A transformação digital está mudando a forma como profissionais e empresas lidam com a tecnologia para facilitar e agilizar sua rotina. E quando falamos em agilidade e organização, a área da Justiça é um dos grandes setores se beneficiando da tecnologia.

Uma TI eficiente e baseada na nuvem pode automatizar seu escritório de advocacia, gerar economia e dar agilidade à tramitação de processos. Se você tem uma empresa nessa área, é hora de entender como e por que a tecnologia pode tornar o seu trabalho no setor judiciário mais eficiente e produtivo.

TI na Advocacia: o impacto da tecnologia na justiça brasileira

O aumento de produtividade nas empresas de advocacia passa não só pela eficiência ao lidar com processos e clientes, mas também por uma sofisticação organizacional e operacional. A Lei Federal 11.419/2006 regulamentou e está guiando a tramitação de processos por meios eletrônicos, criando a base necessária para que empresas de advocacia se tornem mais automatizadas e ágeis na resposta às etapas de um processo judicial.

Veja algumas das formas como a tecnologia da informação pode servir de apoio para um escritório mais produtivo:

Redução de custos

Você já parou para pensar em como a tecnologia pode te ajudar a economizar? Imagine o quanto seus processos podem ser agilizados com todos os documentos do escritório disponíveis em um sistema unificado. Menos tempo para manusear e arquivar documentos significa mais tempo para novos clientes e uma expansão do negócio. Além disso, uma TI eficiente te permite ter menos funcionários produzindo mais, pequenas economias que podem se somar em uma empresa mais enxuta ao longo do tempo.

Até porque a digitalização não passa apenas pelo armazenamento digital de arquivos, a indexação também é um importante passo em direção a um sistema judiciário mais eficiente como um todo.

Leia mais: Como a computação na nuvem pode gerar economia para sua empresa? Entenda!

Mobilidade

E essa disponibilidade aumenta ainda mais com a implantação de tecnologias de Cloud Computing, outra tendência entre empresas que querem lidar com a Justiça de forma mais confiável e eficiente.

Na Cloud Computing, suas informações são armazenadas, geridas e editadas em servidores externos gerenciados por uma empresa contratada. É como ter um HD com todos os documentos da empresa disponíveis onde quer que você esteja. A maior vantagem desse modelo é ter todos os dados referentes aos clientes, processos e documentação disponíveis 24 horas por dia, podendo ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O chamado acesso remoto dá mobilidade ao negócio, diminuindo despesas com estrutura física no escritório e servindo de apoio para os vários momentos em que o seu trabalho é feito fora dele.

Segurança e continuidade de negócio

A segurança é uma busca primordial para o bom andamento de processos judiciários e até para a construção de uma imagem de confiança para os clientes. Muitos desses documentos são confidenciais e qualquer vazamento, perda ou roubo de informações pode criar retardamento de etapas legais e manchas para a sua marca.

A TI é responsável por criar e gerir sistemas mais seguros e confiáveis, para que esse tipo de problema nunca aconteça. É como ter um cofre para guardar seus arquivos, uma base para que você não precise se preocupar com aspectos alheios às suas capacidades. Para isso, é preciso uma avaliação da sua estrutura e um planejamento que adeque os métodos de proteção à sensibilidade de cada tipo de documento.

Este, inclusive, é um dos principais fatores pelos quais donos de empresas buscam o suporte de uma empresa especializada em tecnologia da informação. A produtividade em processos relacionados ao seu trabalho aumenta consideravelmente quando áreas de apoio são tratadas de forma especializada.

Escalabilidade

Um dos grandes problemas de uma gestão analógica (se podemos dizer assim) de atividades jurídicas é a burocracia gerada ao lidar com documentos e arquivos físicos, um tipo de estrutura que engessa a capacidade de crescimento da sua empresa. Muito do trabalho no dia a dia acaba sendo verificar, transportar, revisar e organizar essas informações e sobra pouco tempo para encontrar novos clientes e oportunidades de negócio.

Do agendamento de compromissos até a revisão de informações em autos, a TI corta uma série de pequenas burocracias que antes se somavam ao longo dos dias para tornarem o escritório menos produtivo do que o seu potencial permitiria. Com menos rotinas para se preocupar, é muito mais fácil olhar para o futuro.

Aumento da produtividade

E é claro que não são apenas as rotinas diretas da advocacia que dão a estrutura necessária para lidar com a Justiça da melhor forma possível. Outras tarefas, como a gestão de prazos, gerenciamento da indexação de processos e disponibilidade de informações sobre cada caso e cada cliente ajudam a agilizar a rotina de um escritório.

Diminuindo a parte burocrática do trabalho e permitindo o acesso a documentos a qualquer hora e de qualquer lugar, a TI ajuda a economizar tempo e recursos que podem ser usados para priorizar a eficiência judiciária. É uma forma de criar suporte para áreas de apoio enquanto você e sua equipe focam tempo e esforço em mais produtividade e planejamento estratégico.

Transformação digital: uma busca por soluções mais inteligentes

Depois de todos esses tópicos, fica mais fácil entender o impacto da tecnologia da informação na Justiça, principalmente dos benefícios que ela traz para uma advocacia eficiente, produtiva e mais organizada. No fim, o principal ganho da transformação digital no meio é criar um ambiente menos burocrático e com processos mais ágeis — sendo assim, você ganha, seu cliente ganha e toda a justiça brasileira sai ganhando.

E para que essa transformação seja completa na sua empresa, é preciso repensar o seu negócio de forma que ele gire estrategicamente em torno de uma TI bem estruturada. Comece hoje a pensar em como a tecnologia pode ser aplicada no seu trabalho e a pesquisar parcerias e soluções que te ajudem a alcançar esse objetivo, tanto de mercado quanto para uma sociedade mais justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *