microsoft azure

O que é o Backup do Microsoft Azure?

O Backup na Nuvem da Microsoft Azure é um serviço que você pode usar para fazer backup, proteger e restaurar os dados de forma extremamente segura e com uma das mais avançadas soluções de Cloud Computing do mercado atualmente. Ele substitui a solução de backup local (servidores ou HDs externos) por uma solução confiável, segura e econômica baseada em nuvem. O Backup da Azure oferece ainda vários componentes que você pode baixar e implantar nos eu computador e servidor local.
O componente ou o agente que você implanta depende daquilo que deseja proteger. Todos os componentes do Backup do Azure (independentemente de você estar protegendo dados localmente ou na nuvem) podem ser usados para fazer backup de dados em um cofre do Backup no Azure.

Por que usar o Backup do Azure?
As soluções tradicionais de backup evoluíram para tratar a nuvem como um ponto de extremidade ou um destino de armazenamento estático, semelhante a um disco ou fita. Embora essa abordagem seja simples, é limitada e não aproveita plenamente uma plataforma de nuvem subjacente, o que resulta em uma solução cara e ineficiente. Outras soluções são caras porque você acaba pagando pelo tipo errado de armazenamento, ou por um armazenamento desnecessário. Outras soluções geralmente são ineficientes porque não oferecem o tipo ou a quantidade de armazenamento de que você precisa, ou as tarefas administrativas exigem muito tempo. O Backup do Azure, por sua vez, oferece estes benefícios principais:

Gerenciamento automático de armazenamento: ambientes híbridos geralmente exigem armazenamento heterogêneo, alguns locais e alguns na nuvem. Com o Backup do Azure, não há nenhum custo para o uso de dispositivos de armazenamento local. O Backup do Azure aloca e gerencia automaticamente o armazenamento de backup, com um modelo de pagamento conforme o usoPagamento conforme o uso significa que você paga apenas pelo armazenamento que consumir. 

Dimensionamento ilimitado: o Backup do Azure usa o poder subjacente e a escala ilimitada de nuvem do Microsoft Azure para proporcionar alta disponibilidade, sem manutenção ou sobrecarga de monitoramento. Você pode configurar alertas para fornecer informações sobre eventos, mas não precisa se preocupar com a alta disponibilidade de seus dados na nuvem.

Várias opções de armazenamento: um aspecto de alta disponibilidade é a replicação de armazenamento. O Backup do Azure oferece dois tipos de replicação: armazenamento localmente redundante e armazenamento replicado geograficamente. Escolha a opção de armazenamento de backup com base na necessidade:

  • O Armazenamento localmente redundante (LRS) replica seus dados três vezes (ele cria três cópias de seus dados) em um datacenter emparelhado na mesma região. O LRS é uma opção de baixo custo e é ideal para os clientes preocupados porque ele protege os dados contra falhas de hardware local.
  • O GRS (armazenamento com replicação geográfica) replica seus dados para uma região secundária (a centenas de quilômetros da região primária dos dados de origem). O GRS é mais caro do que o LRS, mas fornece um nível mais alto de durabilidade para seus dados, mesmo se houver uma interrupção regional.

Transferência de dados ilimitada: o Backup do Azure não limita a quantidade de dados de entrada ou saída que você transfere. O Backup do Azure também não cobra pelos dados que são transferidos. No entanto, se você usar o serviço de Importação/Exportação do Azure para importar grandes quantidades de dados, haverá um custo associado aos dados de entrada. Os dados de saída são aqueles transferidos de um cofre de Backup durante uma operação de restauração.

Criptografia de dados:  permite a transmissão segura e o armazenamento dos seus dados na nuvem pública. A senha de criptografia é armazenada localmente e nunca é transmitida nem armazenada no Azure. Se for necessário restaurar os dados, somente você tem a senha de criptografia ou chave.

Backup consistente com o aplicativo: independentemente de você estar fazendo backup de um servidor de arquivos, máquina virtual ou banco de dados SQL, precisa saber que um ponto de recuperação tem todos os dados necessários para restaurar a cópia de backup. O Backup do Azure fornece backups consistentes com aplicativos, garantindo que correções adicionais não sejam necessárias para restaurar os dados. Restaurar dados consistentes com aplicativos reduz o tempo de restauração, permitindo que você rapidamente retorne ao estado de execução.

Retenção de longo prazo: você pode fazer backup de dados do Azure por 99 anos. Em vez de alternar as cópias de backup de disco para fita e levá-la para armazenamento de longo prazo em um local externo, você pode usar o Azure para retenção de curto e longo prazo.

Se você quiser saber mais sobre como a TECJUMP pode ajudar sua empresa a utilizar as melhores ferramentas de Backup na Nuvem: Solicite uma Assessoria Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *