o que é bi

O que é e como funciona uma ferramenta de BI – Business Intelligence?

Falar em BI (Business Intelligence) pode ser notícia velha, mas o crescimento pela utilização deste software só cresce e se sua empresa ainda não usa, recomendamos dar um passo nessa direção. Com tanta informação de diferentes fontes, utilizar o BI pode e deve ser um aliado na consolidação dos dados para gerar informações relevantes ao seu negócio.

Há algum tempo atrás, os profissionais de TI eram os principais usuários de aplicativos de BI. Entretanto, as ferramentas de BI evoluíram tanto que hoje qualquer pessoa na organização é capaz de utilizá-las, seja para processos complexos ou mesmo os mais simples.

O BI simplifica o esforço que as pessoas precisam para pesquisar, mesclar e consultar dados de uma maneira fácil para entender tendências e obter insights.

O que é e como funciona uma ferramenta de BI?

Podemos definir um software de BI como uma ferramenta que opera acessando e analisando um conjunto de dados para então transformá-los em indicadores que sejam práticos para a visualização e avaliação dos gestores. Os indicadores gerados são informações úteis e significativas, apresentadas em forma de relatórios, resumos, painéis, gráficos e mapas que fornecem aos usuários informações detalhadas sobre o estado do negócio.

Na prática, o software irá tratar diferentes bases de dados e centralizar num único local para visualização das informações. Essas bases de dados podem ser de diversas fontes, como seu sistema de gerenciamento financeiro, seus relatórios de vendas, tendências de mercado com bases de dados externas, informações de redes sociais e Google Analytics, entre muitas outras possibilidades.

power bi

Exemplo do Power BI, software de business intelligence da Microsoft.

“Business Intelligence” também pode ser chamado de análise descritiva, pois é responsável por descrever um estado passado ou atual. Ele não irá apresentar as respostas para os problemas da organização, no entanto irá mostrar informações que seriam praticamente impossíveis (ou muito custosas) de gerar manualmente. As ferramentas de BI simplificam o esforço que as pessoas precisam para pesquisar, mesclar e consultar dados para obter as informações necessárias para tomar boas decisões nos seus negócios.

Com essas informações em mãos, você certamente irá linkar com suas experiências e conhecimentos acumulados para gerar os famosos insights – ideias que surgem a partir da correlação dessas informações com o cotidiano e tendências de mercado.

BI na prática

Na grande maioria das vezes, o BI é utilizado para fins comerciais. Mas os dados processados pelo BI podem envolver muito mais do que auxiliar no gerenciamento das métricas de desempenho de vendas e na redução de custos. Por exemplo: ele pode ser útil para o sistema de uma escola, apresentando informações como taxas de frequência e desempenho dos alunos – o que pode ajudar a melhorar o sucesso de aprendizado.

Além de ajudar líderes a tomarem melhores decisões, aumentar a eficiência operacional, aumentar a receita e auxiliar também no aumento da vantagem competitiva dos negócios, outros objetivos adicionais do BI podem incluir, melhorar o atendimento ao cliente e alcançar graus mais elevados de conformidade e de gerenciamento de riscos.

Os dados analisados ​​podem incluir dados atuais de vendas, hábitos de compras dos clientes ou custos operacionais. Com mais dados em mãos, o business intelligence é fundamental para tomadores de decisões empresariais e pode ser um componente-chave para a formação de análises preditivas para o futuro de uma empresa.

Power BI – Ferramenta de Business Intelligence da Microsoft

O Power BI é uma das ferramentas de business intelligence mais práticas e acessíveis do mercado. Entendendo a necessidade de pequenas e médias empresas, a Microsoft buscou criar uma solução mais simples possível e que começasse com um plano gratuito.

microsoft power bi

Nós da Tecjump utilizamos frequentemente o Power BI, tanto para a gestão interna quanto para projetos com nossos clientes, e estamos bastante impressionados com o poder dessa ferramenta.

Para saber mais sobre o Power BI e baixar a versão gratuita, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *