computação na nuvem

Computação em nuvem: quais as melhores soluções para PME?

Não é fácil ser um dono de pequena ou média empresa. Faltam recursos, tempo, mão de obra e parece que o negócio nunca está funcionando com a eficiência que poderia.

Mas, nos últimos anos, empresários de todos setores ganharam uma grande aliada tecnológica para otimizar processos e reduzir custos operacionais: a computação na nuvem.

Para te convencer de que a cloud oferece as melhores soluções para PMEs, preparamos este artigo com as maiores vantagens de adotar a tecnologia e como ela pode resolver suas necessidades de gestão. Vamos lá?

As vantagens da computação em nuvem

A cloud computing é uma solução robusta para gerenciar servidores remotamente e criar um ambiente virtualizado, permitindo a visualização e edição de arquivos, análise de dados e controle financeiro sem a necessidade de grandes investimentos em estrutura.

Veja o que a sua empresa pode ganhar ao adotar a computação em nuvem:

Agilidade em processos

O ganho mais imediato da cloud computing é a centralização do armazenamento de dados, virtualização de softwares e controle de acesso ao sistema, o que auxilia o dono da empresa a manter o trabalho em todos os departamentos mais ágil, confiável e padronizado.

Coleta de dados, análise de informações e a geração de relatórios segmentados são o tipo de processos que demorariam horas ou até dias quando feitos de forma isolada do resto do sistema, mas estão disponíveis em segundos com softwares de gerenciamento na nuvem.

Segurança

A segurança da computação em nuvem é, de longe, o mito mais espalhado e equivocado sobre essa tecnologia. É comum ver empresários com receio de implementar a solução por medo de colocar sua operação em risco.

A verdade sobre a cloud computing é exatamente o contrário dessa ideia. Pense nisso, onde seu dinheiro está mais seguro: debaixo do seu colchão, onde um ladrão só precisa arrombar uma porta para alcançá-lo, ou em um banco que investe em um grande sistema de segurança?

Com a computação na nuvem é a mesma coisa. Bons CSPs (provedores de serviços em nuvem) têm equipes especializadas para lidar com a questão, muito mais do que qualquer PME conseguiria com sua capacidade de investimento.

Escalabilidade, elasticidade e redução de custos

Quando falamos em ganhos estratégicos, nenhum benefício é tão importante para uma empresa pequena ou média do que a natureza flexível da computação em nuvem.

Antes de tudo, a economia mais significativa está na mudança do tipo de investimento necessário para manter sua operação. O dinheiro que tradicionalmente vai para a compra e manutenção de equipamentos, passa a ser voltado para a contratação de um serviço, modelo conhecido como SaaS (Software as a Service).

Dessa forma, o empresário ganha em duas pontas. Primeiro, ele não precisa fazer grandes investimentos na renovação tecnológica, já que essa parte é de responsabilidade do CSP. E em segundo lugar, seu negócio ganha imediatamente escalabilidade e elasticidade. Como a operação não fica engessada a uma estrutura fixa, você pode adequar a disponibilidade do servidor à sua demanda por armazenamento e computação.

Ou seja, se a empresa crescer rápido demais, você pode atender cem mil clientes com o mesmo sistema que atendia mil. Se a crise quiser te pegar, basta diminuir o investimento e poder usar o capital extra para aproveitar outras oportunidades, sem ficar com estrutura ociosa dentro do escritório.

As melhores soluções para PME

Agora que você já conhece os benefícios que a computação em nuvem traz para qualquer empresa que adote o serviço, é hora de entender como exatamente ela se torna uma solução para pequenas e médias empresas:

Controle financeiro

Uma das grandes dificuldades dos empresários que tocam um negócio por conta própria é manter os dados financeiros bem organizados e gerar relatórios confiáveis sobre despesas, ganhos e a real situação do caixa.

A computação em nuvem oferece um apoio poderoso a uma boa gestão financeira, organizando as informações necessárias para o controle em um único local, com disponibilidade e facilidade de acesso. O próprio empresário, por meio de uma futura integração com softwares dessa área, tem um poder maior de visão sobre a saúde da sua empresa e pode usar esses dados para fazer ajustes pontuais ou identificar problemas.

Gerenciamento de arquivos

Essa é a solução básica para qualquer tipo de empresa que pretende agilizar processos e aumentar sua mobilidade corporativa. Com os arquivos fundamentais da empresa enviados para a nuvem, é possível acessá-los e editá-los de qualquer lugar, ter mais organização nos processos e otimizar tarefas rotineiras.

Além disso, os serviços de backup e redundância dos bons CSPs (provedores de serviços em nuvem) diminuem muito o risco de perda de dados, um problema sério que muitas PMEs enfrentam por não serem tão organizadas quanto deveriam.

Colaboração online

Talvez essa seja a melhor solução para agilizar a operação de uma PME, principalmente quando não possuem uma sede fixa e precisam trabalhar de forma colaborativa.

Com todos seus arquivos na nuvem, um sistema remoto e softwares virtualizados, os funcionários não precisam estar em um lugar só para trabalharem e colaborarem.

Existem vários softwares, como o Office 365, que permitem pessoas editarem simultaneamente o mesmo arquivo, discutirem como se estivessem juntas presencialmente e analisarem ou revisarem dados em minutos. Se a sua empresa pode economizar tempo e dinheiro com trabalho remoto, a nuvem é uma solução fantástica.

Visão estratégica

Todos esses benefícios e soluções da computação em nuvem convergem para o mesmo ponto: implementar a tecnologia dá ao empresário uma visão muito mais ampla para o planejamento estratégico.

Controle financeiro, redução de custos, trabalho remoto, processos mais ágeis, todos esses aspectos dão mais tempo e mais recursos para pensar no futuro. Afinal, vence no mercado quem está sempre pensando no próximo passo.

A consultoria de TI como solução

Depois de todos esses itens explicados, não tem como negar que a computação em nuvem é uma poderosa ferramenta para otimizar processos e servir de base para crescer.

Mas todos esses benefícios só produzem o melhor resultado quando implementados da forma mais adequada. As melhores soluções para PME não são as mais completas, ou as mais baratas, mas aquelas que se encaixam melhor na sua empresa.

Portanto, pense na consultoria de TI como uma boa saída para garantir a melhor estrutura de cloud para seu negócio. Se você não sabe por onde começar para encontrar o melhor parceiro tecnológico, venha ler este post sobre as 5 vantagens de contratar uma consultoria de TI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *