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Conexão de Internet: quais os principais problemas e como resolvê-los?

Atualmente, estar sempre conectado é uma necessidade básica para qualquer negócio, mas quando a conexão de internet falha e você não sabe o motivo, é preciso estar atento para as possíveis implicações. Nesse sentido, é fundamental saber identificar os tipos de problemas que podem estar afetando a sua rede e causando instabilidade.

Pensando nisso, trouxemos até você as principais informações sobre o assunto. Ao longo deste artigo você entenderá melhor em que consiste a conexão, como ela funciona, quais os tipos de redes existentes (peer to peer e servidor-cliente) e também a importância da integração entre os setores e o compartilhamento de dados, por meio da conexão de rede.

Abordaremos ainda como essa estrutura se constrói e quais as modalidades de conexão, que vão desde a antiga Dial Modem até a super atual Internet 4G, muito utilizada na tecnologia mobile.

Por fim, mostraremos os problemas mais comuns que podem aparecer, como conexão lenta e instabilidade, e como solucioná-los — não apenas para remediar a questão, mas também de modo preventivo.

1. Como se constitui uma conexão de rede

Antes de abordarmos diretamente os problemas na conexão de internet, é importante conceituarmos o que é uma conexão de rede e como ela funciona — afinal, ambos os aspectos estão intrinsecamente relacionados.

Pode-se definir como rede uma série de elementos distintos (pessoas, objetos, esquemas etc.) que ao se conectarem uns aos outros estabelecem algum nível de interligação entre si. Logo, uma rede é algo que viabiliza a circulação de itens (materiais ou imateriais) entre cada um desses elementos, em concordância com regras previamente estabelecidas.

A concepção de rede, no contexto da conexão de internet, é caracterizada como um conjunto de dispositivos diversos que, de fato, estão conectados uns aos outros. Cabe pontuar, aqui, que bastam dois computadores conectados um ao outro para termos uma rede — ainda que restrita e diminuta.

Há, basicamente, dois tipos de redes: aquelas constituídas de computador a computador (ou peer to peer) e as instauradas em torno de servidores (servidor/cliente).

As empresas podem se valer de ambos os tipos. Por exemplo: um órgão público ligado à preservação ambiental necessita se conectar com o ambiente externo, ou seja, demais órgãos, fornecedores, sociedade em geral etc.

Contudo, precisam igualmente que os departamentos estejam integrados entre si e, mais ainda, que dentro de cada setor os colaboradores possam trocar informações a respeito das atividades executadas.

Nesse sentido, em um mesmo setor, os funcionários que o compõe podem e devem ter uma rede interna para facilitar o fluxo de informações pertinentes às funções empenhadas e compartilhar dados com outros setores. Essa é a rede interna.

No caso das conexões constituídas em torno de servidores, são estes que conectam o instituto em questão com o mundo externo e com outras organizações, sejam elas públicas ou privadas.

A configuração dependerá do tipo de rede, pois cada uma possui suas peculiaridades. Mas, de modo geral, ela se constrói da seguinte forma:

  1. Instalação de servidores, ou seja, uma espécie de computador central que fornece os recursos a serem compartilhados para os usuários por um servidor de rede.
  2. Os servidores estabelecem a conexão entre ele e os usuários e também entre os próprios usuários. Por exemplo, se você quiser acessar o blog de uma empresa, é o servidor que fará a conexão entre o seu computador e esse blog.
  3. O usuário precisa de um modem, ou seja, uma placa que é a responsável por conectá-lo a outros computadores e ao servidor.

Entre as variadas modalidades de conexão, destacam-se:

  • Dial Modem: é a conhecidíssima Internet discada. Há quem ainda utilize essa forma de conexão, mas de modo bastante reduzido. É extremamente lenta e frágil, podendo cair com alguma frequência;
  • xDSL: é a chamada banda larga. É bem mais rápida que a discada e não ocupa a linha telefônica. A conexão xDSL foi uma das primeiras a se tornar popular. Ela usa a linha telefônica, mas a deixa livre, pois se conecta a um modem externo em especial;
  • cabo: todos certamente conhecem a TV a cabo. Determinadas empresas resolveram aplicar essa tecnologia de conexão para fornecer acesso à Internet. Nesse caso, não é mais necessária uma linha de telefone;
  • WiFi: é a mais popular das conexões wireless. Trata-se de uma versão sem fio da banda larga comum, distribuída por meio de um roteador especial. É por isso que são classificadas como redes, uma vez que demandam uma conexão com fios para criar o ponto de acesso;
  • rede Ad-Hoc: ela faz com que cada um dos computadores que a integram se tornem uma espécie de roteador, conectando-se de forma direta;
  • rádio: a conexão à rede é feita por meio de antenas de rádio, dispensando cabos e até mesmo o uso de modens;
  • satélite: seu funcionamento é similar à conexão via rádio, com a diferença de poder ser acessado de qualquer lugar do planeta;
  • WiMax: é uma espécie de WiFi, mas em uma versão muito mais potente, tanto em termos de amplitude de cobertura quanto em velocidade de conexão;
  • fibra óptica: uma tecnologia avançada, que usa fios de vidro ou plástico especial para efetuar o transporte de dados por meio de feixes de luz;
  • Internet 3G e 4G: é uma conexão comum aos dispositivos móveis, sendo disponibilizada por meio de franquias das operadoras de telefone. Por ser uma versão otimizada, a 4G oferece maior velocidade de conexão aos usuários.

2. Quais são os problemas mais comuns?

Atualmente, é inegável o fato de que a internet facilita a vida de todos, sejam pessoas comuns ou grandes empresas — quase todas as atividades dependem de uma boa conexão. Infelizmente, nem sempre é possível contar com essa estabilidade, porque é muito comum que alguns problemas aconteçam.

Muitas vezes, a queda de sinal é provocada por um problema no sistema interno de sua empresa, isto é, não necessariamente com o seu provedor de internet. Confira a seguir algumas das ocorrências mais comuns que podem prejudicar a sua conectividade:

  • conexão muito lenta: é realmente irritante quando você precisa realizar alguma operação utilizando a internet e a conexão se mostra lenta, demorando para entrar e abrir as páginas requeridas, bem como para acionar comandos, não é mesmo? As causas para isso podem variar bastante, de acordo com as especificidades da sua conexão;
  • ausência de conexão com a internet: se estar com uma conexão lenta é ruim, imagina ter de lidar com a falta dela. Isso se dá, obviamente, quando inexiste sinal e o acesso à rede fica completamente impossibilitado;
  • conexão instável: a instabilidade da conexão causa dores de cabeça em muitos usuários, pois eles até conseguem se conectar a princípio, porém, em seguida sucedem-se inúmeras quedas. Outro cenário possível é a conexão iniciar com boa velocidade e, em alguns minutos, ficar demasiadamente lenta;
  • dificuldade de acesso a uma página específica ou várias páginas distintas: é possível que você esteja tentando acessar alguma página específica na internet e não esteja conseguindo ou, ainda, encontre dificuldades em acessar várias páginas diferentes;
  • erros no Data Center: sendo praticamente o coração do setor de TI e um dos principais responsáveis pelas conexões de rede em uma organização, no Data Center são abrigados servidores, sistemas ativos de redes e diferentes dispositivos para o processamento e armazenamento de dados e informações. Se houver falhas humanas, nos componentes ou nos softwares utilizados, que levem a erros no Data Center, a continuidade e qualidade da conexão fica prejudicada.

2.1. Conexões perdidas

A perda da conexão acontece quando há uma dificuldade de se conectar à internet assim que os equipamentos são acionados ou quando a conexão em andamento cai e o acesso à internet fica impossibilitado.

Uma das razões para isso está na quebra momentânea da comunicação entre o modem e o roteador. É possível que essa perda de conexão se dê por causa de uma interrupção do serviço.

Um modo simples de solucionar isso está no ato de reiniciar o computador, o roteador ou o modem. Caso essa ocorrência se torne muito frequente, pode ser um indicativo de problemas envolvendo as configurações do computador e do roteador.

Para iniciar a resolução, busque estender o lease time DHCP pertencente ao roteador. Ele nada mais é do que a quantidade de tempo que o roteador atribui a si próprio a fim de reservar um IP para algum dispositivo integrado à rede (dentro de um espaço de tempo de, em média, sete dias). Tal configuração pode ser tranquilamente acessada por meio do firmware de navegação em rede que faz parte do roteador.

Essa perda de conexão também pode ser causada pelos serviços DNS. Se aparecerem mensagens informando que a página web não pôde ser encontrada ou que seu e-mail não pôde ser enviado, você pode tentar usar os servidores DNS no OpenDNS.com como alternativa.

Para evitar as adversidades, vale a pena proteger a rede, a fim de evitar qualquer tipo de ataque ao DNS, o que é, na realidade, uma das causas dos obstáculos com esse item.

2.2. Problemas no dispositivo

Os problemas no dispositivo podem atingir, por um lado, aqueles ligados ao hardware — ou seja, equipamentos utilizados para efetuar a conexão de internet, como o próprio computador, modem, roteador, cabos, entre tantos outros — ou ao software — programas e aplicativos instalados.

Essas complicações podem ser causadas por algum vírus, malware, uma avaria em um determinado software operando via browser ou, ainda, devido a intempéries decorrentes de configurações malfeitas no firewall utilizado.

Outro fator para as quedas e falhas na conexão relacionadas ao dispositivo pode residir na configuração equivocada de algum DNS ou, até mesmo, em coisas mais simples, tais como um cabo mal conectado e dispositivos quebrados no processo de utilização.

Caso o aparelho tenha sido exposto a temperaturas elevadas, sujeira, poeira ou descargas elétricas, pode ter o seu desempenho comprometido.

Certos notebooks contam com mecanismos de segurança que evitam maiores problemas em caso de superaquecimento, ainda que algumas funcionalidades passem por uma baixa. Nessas situações, é recomendável desligar o aparelho e suas possíveis conexões.

Uma forma de sanar esses contratempos é verificar se todos os cabos estão, de fato, devidamente conectados, se o dispositivo não está em modo avião ou com a conexão desativada. Em caso de vírus ou malwares, a solução pode ser fazer uma varredura com o programa antivírus ou, em casos mais extremos, formatar o PC.

monitoramento de rede é de grande auxílio, uma vez que é capaz de identificar as eventuais falhas dos dispositivos e sistemas.

Contudo, se houver quebra, o mais indicado é trocar a peça em questão. Configurar o DNS também pode ser uma boa opção.

2.3. Problemas na placa de rede

A existência de problemas na placa de rede é um dos fatores que mais comumente desencadeia falhas na conexão. A placa, enquanto hardware, apresenta a funcionalidade de controlar todo o envio e recebimento de dados por meio da rede.

Cada tipo de rede demanda uma placa e um conjunto de cabos específicos, com distinção nos chamados barramentos.

Entre os problemas relacionados à placa de rede, um dos mais relevantes é a ausência de driver — pode acontecer de não haver nenhum driver instalado no computador, devido a uma falha humana, como exclusão acidental.

Se o driver está instalado, mas não estiver devidamente atualizado, uma falha é estabelecida. Além disso, o problema pode residir na desativação do adaptador de rede. Para saber se isso aconteceu, é necessário ir até o Painel de Controle da Máquina e averiguar o status da conexão.

2.4. Problemas no modem

Problemas no modem e/ou no roteador provocam lapsos na conexão da internet e são mais comuns do que se pensa. Ainda que dispositivos, peças e demais equipamentos funcionem de forma correta, se o modem ou roteador estiver com problemas haverá algum tipo de inconveniente com a conexão.

O modem é o aparelho encarregado da comunicação do computador com o seu provedor de internet. O roteador, por sua vez, faz o compartilhamento e distribuição entre todos os computadores e aparelhos com acesso à rede.

É altamente recomendável realizar verificações constantes no seu roteador. Se as luzes estiverem piscando normalmente, isso é um ótimo sinal, pois indica que há tráfego de rede. Se, pelo contrário, a iluminação não piscar ou apresentar uma coloração laranja, isso quer dizer que há algo errado acontecendo. O mesmo vale para os modens.

Algo simples e momentâneo pode provocar essas oscilações na conexão de internet. Vale a pena, então, desligar o roteador por alguns minutos e conferir se a conexão foi restabelecida. Dependendo da situação, talvez seja preciso reinicializar o roteador, configurá-lo novamente ou desinstalar e reinstalar os drivers do modem.

No caso do modem, ele pode, por alguma razão, estar desconfigurado ou apresentar uma configuração problemática. Sendo assim, efetuar nova configuração pode trazer o acesso à internet de volta.

3. Quais são as soluções?

Conforme citado, as soluções indicadas variam conforme a natureza de cada problema apresentado e sua origem — modem, roteador, dispositivo, hardware, software, placa de rede etc.

Além das alternativas apresentadas, há outras ordens de problemas e, consequentemente, outros tipos de saídas, algumas das quais apresentamos a seguir:

Verifique o ping

Uma excelente dica para quem está tentando estabelecer a conexão de internet é fazer uma verificação de ping. Para realizá-la, tudo o que você precisa fazer é abrir o prompt de comando do seu computador, digitar ping e ficar atento aos resultados.

Quando digitar esse comando, serão enviados diversos pacotes para o endereço apontado por você. O servidor web responderá, então, por cada pacote recebido.

Contudo, se você notar que o servidor não forneceu uma resposta aos pacotes enviados, considere o fato como um demonstrativo da existência de algum problema na rede, como falta de sinal.

Diante dessa situação, é útil verificar as condições dos outros componentes, sobretudo roteador, modem e placa de rede.

Confira se os aparelhos estão ligados à energia elétrica

A despeito de ser algo bastante simples e óbvio, é incrivelmente necessário verificar se todos os aparelhos estão, de fato, ligados à energia elétrica. Pode acontecer, por exemplo, do modem estar ligado e o roteador não.

Efetue o monitoramento de rede

Efetuar o constante monitoramento de rede ajuda na identificação de possíveis falhas em softwares e dispositivos, além de permitir controlar e solucionar mais rápido os problemas ocorridos naqueles eventuais momentos onde há indisponibilidade de sistemas e acesso à Internet.

Cheque as condições do canal

Se tudo estiver operando normalmente, mas a sua conexão WiFi persiste em cair, pode significar, entre outras coisas, a existência de muitas redes interferindo umas nas outras.

A melhor estratégia para solucionar esse problema é alterar o canal de sua rede doméstica. Para fazer isso, basta acessar as configurações do seu modem ou roteador e mudar a opção definida.

Atualize o firmware

Se as soluções anteriores não forem bem-sucedidas, talvez seja o momento ideal para atualizar o firmware do seu modem ou de seu roteador. Tal medida possibilita uma variedade enorme de correções e, ainda por cima, é capaz de proporcionar maior segurança aos dispositivos de sua rede.

Resete as configurações

No caso de nenhuma das alternativas mostradas até aqui derem certo, o seu último recurso é resetar as configurações de todos os equipamentos que compõem a sua rede.

Todavia, isso só é indicado caso você saiba realmente quis os passos necessários para configurar tudo novamente.

3.1 Usar rede cabeada

Usar a rede cabeada (tipo de rede no qual a conexão é feita via cabos) é uma das melhores soluções para as quedas e instabilidades da conexão de rede.

Cabos como o Ethernet apresentam maior estabilidade, confiabilidade e velocidade em comparação àqueles cuja conexão funciona por meio de ondas de rádio.

Sendo assim, mantenha o servidor ligado ao roteador por uma porta Ethernet. O mesmo deve ser aplicado para as impressoras de rede.

3.2. Adaptador WiFi

O adaptador ou roteador WiFi pode sofrer alguns travamentos, o que certamente impacta a conexão de internet. Isso pode acontecer pelas mais variadas razões, tais como:

  • interferências oriundas de outros dispositivos eletrônicos;
  • tráfego de informações sobrecarregado;
  • queda de energia elétrica.

Essa são apenas algumas das diversas razões possíveis. Para acabar com esse incômodo, uma dica simples, porém excelente: reiniciá-lo. Há muitos modelos disponíveis no mercado que já detém a opção com esse objetivo.

Contudo, caso o seu adaptador de WiFi não possua tal botão, basta somente retirá-lo do USB e colocá-lo novamente após alguns minutos.

3.3. Powerline

Caso não haja a oportunidade de instalar uma rede Ethernet, busque implementar um aparelho powerline (que viabiliza a internet pela rede elétrica) em vez de um WiFi.

Diferentes tecnologias powerline comportam velocidades próximas à da Ethernet. Para configurar a rede, inicie conectando um adaptador para uma porta do tipo Ethernet disponível no roteador.

Posteriormente, coloque outros dispositivos transportando os cabos de suas portas Ethernet para outros adaptadores conectados.

4. Como fazer um checklist de segurança?

Para que você possa garantir que está fazendo tudo corretamente, atente para esse checklist de segurança:

  • utilize um roteador, ainda que você possua somente um único PC;
  • altere a senha padrão do roteador para assegurar que nenhum invasor possa se intrometer nas suas configurações;
  • faça uso de um firewall pessoal bidirecional;
  • mantenha ativas as atualizações automáticas do Windows, permitindo, assim, que ele esteja sempre seguro;
  • tenha sempre um antivírus e outros programas antispyware e antimalware instalados e funcionando corretamente;
  • implemente um esquema de criptografia e garanta que seja o mais complexo que seus equipamentos sejam capazes de rodar;
  • instale outro roteador para manter qualquer computador da rede que esteja em risco isolado dos demais;
  • não deixe de usar VPN em viagens e locais diferentes, de modo a diminuir as chances de pegar algum vírus e, dessa forma, contaminar a rede quando você retornar ao seu local habitual.

Se, apesar de todas as dicas e instruções fornecidas neste artigo, você ainda tiver dúvidas ou não conseguir restabelecer a sua conexão de internet, vale a pena investir em uma consultoria de TI para ajudar a superar os problemas.

Não se esqueça de que contar com o auxílio de profissionais de TI especializados pode ser o recurso para retornar às suas atividades rotineiras e impedir que o seu negócio seja prejudicado por essas questões.

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