Conheça a incrível transformação digital do RH com a Computação em Nuvem

O setor de recursos humanos é um dos principais de qualquer empresa. É por meio dele que são geridos processos críticos, como a seleção de novos profissionais, pagamento de funcionários e acompanhamento da carreira de cada colaborador.

E diante da sua importância para o negócio, é necessário que o empreendimento invista em soluções tecnológicas capazes de transformar o ambiente de trabalho em um local integrado e com alta performance.

Essa é uma tendência mundial. A chamada transformação digital do RH envolve uma série de tecnologias, como é o caso da computação na nuvem. Elas permitem que o empreendimento crie uma rotina de trabalho com alta mobilidade, em que recursos são utilizados com precisão e a empresa adota um posicionamento estratégico para todas as suas equipes.

Ficou curioso e quer saber mais? Então veja abaixo como a computação na nuvem pode beneficiar o seu negócio!

O que é a computação na nuvem?

A computação na nuvem é uma tecnologia em que empresas contratam o direito de utilizar serviços de TI executados em servidores. Tais ferramentas podem ser modificadas a qualquer momento, o que dá alta flexibilidade para o empreendimento definir quando e como será o uso dos recursos disponíveis.

Além disso, cada solução pode ser disponibilizada localmente ou via web, o que torna simples o seu uso em rotinas de mobilidade.

Quais são os principais serviços de TI baseados na nuvem?

No ambiente corporativo, a computação na nuvem pode ser implementada de diferentes maneiras. Há o caso das ferramentas de armazenamento em nuvem. Por meio delas, a empresa sincroniza arquivos automaticamente entre diferentes dispositivos e os mantém acessíveis via web.

O armazenamento de dados na nuvem facilita a utilização de processos operacionais em que o profissional não se encontra no local de trabalho, além de tornar mais ágil o compartilhamento de dados. Como consequência, o time do RH pode manter-se mais ágil e flexível.

Também há o caso das ferramentas licenciadas por meio do SaaS (Software as a Service, ou Software Como Serviço, em uma tradução livre). Esse tipo de software é adquirido por meio de um modelo de assinaturas, em que a empresa paga um valor mensal de acordo com o número de usuários ativos ou recursos contratados.

Em troca, a companhia que desenvolve o programa fornece o acesso à última versão disponível. O software é distribuído via web, sendo acessado por um navegador, ou instalado diretamente na máquina do usuário (com a possibilidade de ser integrado à web). Esse é o caso de aplicações de gestão (os chamados ERPs na nuvem) e aplicativos de escritório.

Quais são as principais vantagens da transformação digital do RH com a computação na nuvem?

A integração da cloud computing no ambiente do RH pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Alguns, já citados acima, incluem o ganho de mobilidade e o acesso rápido a novos recursos digitais. Entre os principais, destacamos:

1. Inteligência estratégica para o RH 

A transformação digital está levando ao ambiente corporativo um conjunto de ferramentas que facilitam a execução de processos de gestão administrativa. O trabalho de cada profissional torna-se mais eficiente e inteligente. Adicionalmente, a empresa adquire a possibilidade de adotar um posicionamento estratégico para todos os setores.

A computação na nuvem permite que o RH faça uma utilização mais eficaz das informações que podem ser coletadas para análise. De postagens em redes sociais a interações feitas nas plataformas corporativas, uma série de conteúdos poderá ser integrada para que os profissionais da área consigam encontrar a melhor forma de executar políticas administrativas, formular campanhas e adotar uma abordagem mais eficaz com outros setores.

2. Gestão de talentos mais inovadora

O uso de soluções da computação na nuvem torna todo o RH mais integrado. E com todos os membros da área acessando as mesmas informações com rapidez e segurança, fica mais fácil para gestores detectarem a evolução da carreira de cada profissional.

Durante processos de avaliação de performance e rotinas de seleção, o profissional do RH conseguirá consultar, em um único ambiente, todos os dados de uma pessoa. Como consequência, o acompanhamento dos planos de carreira, programas de capacitação e demais rotinas administrativas passam a ser executados com mais eficácia.

É importante que o RH saiba lidar com esse cenário. A possibilidade de utilizar informações de diferentes fontes é capaz de criar uma nova visão sobre a carreira de cada colaborador. Com isso, planos de apoio e desenvolvimento mais inteligentes podem ser criados.

3. Inovação tecnológica para o trabalho

A transformação digital do RH torna o ambiente mais inovador. As novas ferramentas permitem que todos os profissionais tenham uma rotina com alto nível de colaboração, comuniquem-se por meios inteligentes e possuam processos de trabalho inovadores.

Unificando o acesso as informações, a empresa consegue criar uma base de dados para definir estratégias e rotinas mais efetivas. As rotinas de trabalho podem utilizar métodos mais inteligentes, como os que envolvem grande mobilidade e flexibilidade. Assim, o RH poderá atender a um número maior de demandas em prazos menores.

4. Redução de custos

O RH pode ser um setor com alto custo operacional. Justamente por isso, a empresa deve contar com a tecnologia e a sua capacidade de eliminar desperdícios com velocidade. E graças a computação na nuvem, isso pode ser feito.

Serviços baseados na nuvem tornam os gastos do negócio com tecnologia mais precisos. A contratação, em geral, é feita sob demanda. Como consequência, a companhia paga apenas pelo que usa.

Esse é o caso, por exemplo, dos serviços de Armazenamento em Nuvem. Os custos variam conforme o espaço contratado, não tendo a empresa que lidar com a gestão de equipamentos que não são utilizados.

E em softwares licenciados pelo SaaS, a companhia não gasta com licenças que não estão em uso. Dessa forma, sobram mais recursos para investir em outras áreas estratégicas.

5. Possibilidade de adotar rotinas de trabalho mais flexíveis

Uma das principais vantagens da nuvem é a possibilidade de ter uma rotina de trabalho mais flexível. E sendo capaz de atuar em diferentes áreas, o RH conseguirá prestar um atendimento de maior qualidade e disponibilidade.

As rotinas de atendimento serão mais maleáveis. O RH poderá ir diretamente ao local em que cada profissional se encontra para verificar informações e realizar atendimentos.

Além disso, as formas mais flexibilizadas de trabalho, como as de home office, serão adotadas sem prejuízos à produtividade de cada profissional. Assim, a companhia terá mais eficiência e custos operacionais reduzidos.

Hoje, a transformação digital do RH tem levado empresas a terem um setor de recursos humanos mais inteligente. Todas as estratégias são definidas com foco em resultados e de acordo com o alinhamento de metas com outras áreas.

E com o auxílio de um parceiro estratégico, a companhia pode identificar a melhor forma de integrar a nuvem ao seu dia a dia e, assim, gerar mais competitividade para toda a organização por meio de soluções como o Office 365.

E nesse sentido, a computação na nuvem possui um papel chave, por permitir a criação de métodos de trabalho eficazes e sem perda de recursos. Quer saber mais? Então confira em nosso post como a integração da cloud computing nas rotinas da empresa pode auxiliar na redução de custos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *