licenciamento de software

Conheça os 7 principais tipos de licenciamento de software!

Existem diferentes tipos de licenciamento, primeiramente porque há diversas classes de produtos que não são físicos. São vendas que, para compensar o fato de que o consumidor não pode tocar com as próprias mãos e levá-las para casa, cria-se um mecanismo de licença.

Esse mecanismo é o direito de propriedade intelectual (copyright). Além de estar em conformidade com a lei, adquirir uma licença traz uma série de garantias e benefícios. Para o consumidor, por exemplo, há a certificação de que o produto adquirido é íntegro e não virá corrompido.

Convencido de que essa garantia é necessária, basta escolher entre os tipos de licenciamento de software. Por conta disso, neste post, apresentaremos alguns tipos existentes e explicaremos cada um deles. Está interessado? Então continue a leitura para conferir!

1. Original Equipment Manufacturer (OEM)

A Original Equipment Manufacturer (OEM) é distribuída de maneira conjunta com computadores em atacado e no varejo. Isso porque o licenciamento de software é primeiramente vendido aos fabricantes desses dispositivos. Eles então instalam esse e outros programas na máquina, para oferecê-la ao consumidor.

E quais são esses fabricantes? A OEM é um “selo” de produtos feitos especialmente para montadoras e abarca desde a HP, passando pela Dell, Positivo, Sony, entre outras. Esse tipo de licença em geral é mais barato porque é comprada em grandes quantidades pelas empresas.

A HP, por exemplo, vende uma quantidade grande de dispositivos. Faz sentido que a empresa firme contratos com as fabricantes para adquirir licenças e outros itens em grandes quantidades também, já que precisa deles para vender.

2. Full Packaged Product (FPP)

Full Packaged Product (FPP) é um tipo de licenciamento destinado a softwares comprados em varejo — por caixas com key ou envio de key ao usuário —, a FPP costuma ser adotada em microempresas e consumidores em geral. Esse tipo de licença é ideal para usuários domésticos ou empresas com até cinco computadores.

3. Microsoft Open License

Esse é um programa para empresas que desejam cinco ou mais licenças — ideal para organizações com menos de 250 estações de trabalho. A vantagem é que, adquiridas em pacote, as licenças devem sair por um valor mais barato se comparados ao valor comum do varejo.

O Microsoft Open License ainda permite obter licenças de diversos locais usando um canal de revendedores no mundo inteiro. Além disso, é possível também acompanhar e gerenciar licenças usando ferramentas online, com acesso ao Microsoft Software Assurance — programa de manutenção que auxilia a tirar o máximo proveito dos investimentos em software feitos pela empresa.

4. Microsoft Open Business

O Microsoft Open Business é também voltado para empresas, mas para aquelas que procuram um valor melhor para a aquisição de múltiplas licenças de diferentes produtos. Assim, a organização consegue um melhor retorno sobre seu investimento, adquirindo mais de um produto da Microsoft.

5. Microsoft Open Volume

Esse é um tipo de licença voltado a organizações que possuem uma infraestrutura de TI considerável. O preço para adquiri-la costuma ser menor, desde que o pedido inicial tenha participação de diversos grupos de produtos da empresa. O licenciamento de software por volume oferece o direito ao uso do programa de acordo com a necessidade da organização.

Com uma única chave para ativação de todas as licenças e um portal de gerenciamento, esse tipo de licença torna muito mais fácil ter acesso às chaves de ativação, contratos, histórico de compras, downgrades e outros benefícios de maneira centralizada. Essa modalidade de compra de software Microsoft exige que o gestor adquira uma quantidade mínima de 5 licenças.

6. Microsoft Open Value

Já o Microsoft Open Value é destinado a empresas que procuram manter suas ferramentas atualizadas por meio do Software Assurance (AS). Esse meio dá direito à atualização do software para a versão mais atual, serviços de suporte, assistência à implantação e treinamento, entre outras coisas que devem minimizar os custos de licenciamento e melhorar a produtividade dos negócios da sua empresa.

Além disso, a licença Open Value oferece suporte em horário comercial para qualquer situação, como problemas críticos a qualquer hora e qualquer dia. Não existem limites para contatos da empresa com suporte telefônico, podendo ser feito pela internet.

Há ainda a possibilidade de converter o suporte do Software Assurance em suporte Premier ou Essential. Assim, o gestor terá um nível mais alto de suporte, mais qualidade, menos tempo de resposta e escalonamento gerenciado de incidentes.

7. Microsoft Select License

Esse programa é indicado para empresas que planejam licenciar sistemas em grandes volumes por um período superior a 3 anos. Existe nisso um potencial imenso de amortizar os custos da licença. Além disso, o Microsoft Select License permite a aquisição de mais de 250 licenças de um grupo de programas da organização de Bill Gates.

A vantagem é ter um desconto significativo sobre os preços de revenda e ter acesso ao Software Assurance — que ajuda a obter o maior valor da tecnologia atualizada. Com isso, a organização pode ter também uma maior flexibilidade.

Outro benefício evidente desse tipo de serviço é poder obter as licenças por meio de diversos locais de compra, uma possibilidade destinada a diversos departamentos e subsidiárias localizadas em todo o mundo.

É claro que qualquer escolha como essa vai depender muito mais da necessidade do gestor e da sua empresa. O que deve ser levado em conta são as necessidades específicas de cada organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *