6 Dicas para empresários terem sucesso em seus negócios

Gerenciar uma empresa e mantê-la competitiva e lucrativa não é uma tarefa simples — muito pelo contrário, exige muito dos empresários para que seus negócios alcancem bons resultados no mercado. Encontrar as estratégias mais corretas – o “jeito” mais adequado de se tocar os negócios rumo ao sucesso – é uma das partes mais difíceis dos empresários, pois não existe uma receita de bolo 100% confiável.

Mesmo sendo muito parecidas, duas empresas concorrentes atuando na mesma região e com modelos de negócio muito parecidos, tendem a ser diferentes em diversos aspectos. Cada empreendimento possui suas particularidades e sua cultura organizacional, e por isso não existe nenhuma receita que faça com que uma empresa dê certo ou não.

De qualquer forma, é possível identificar padrões de comportamento muito comuns em empresas que conseguem êxito. Aqui neste texto listamos 8 pontos em que empresários de sucesso afirmaram ser cruciais para suas empresas.

1. Tenha um processo de vendas bem definido

Vendas. Para muita gente é algo bem simples, mas para outros, um pesadelo.

Muitos empresários tendem a não se envolver em reuniões e negociações com clientes ou potenciais clientes – e se você é um deles, isso pode estar matando o seu negócio.

Vender é fundamental para o crescimento da empresa, pois se você não conseguir mais e/ou melhores clientes, tenderá a ao declínio ao longo do tempo. Acredite: outra empresa certamente está de olho no seu mercado. Por isso, estabeleça um processo de vendas eficaz e corra atrás de novos clientes frequentemente. Destine no mínimo 20% de todo seu tempo para essa atividade.

Também não deixe de vender para seus clientes atuais: procure sempre mostrar os resultados alcançados e, quem sabe, melhorar seus contratos apresentando novos produtos e serviços. Faça reuniões periodicamente com seus clientes para escutar suas dores e tentar resolvê-las.

2. Reflita sobre suas ofertas

Uma pessoa/empresa se torna seu cliente simplesmente porque ela busca atender a uma necessidade. Esse é um princípio básico de marketing – Independente se você vende produtos ou presta serviços.

Dessa forma, você deve pensar no seu produto/serviço como uma solução para a necessidade do cliente. Parece meio óbvio, mas mutias organizações acabam pensando primeiro em qual produto/serviços irão vender, para depois pensar em qual mercado atuar.

É fundamental entender muito bem a sua demanda e quais as reais necessidades dela – os verdadeiros anseios e problemas que seus clientes possuem. A partir disso, monte seu produto e suas ofertas conforme essa necessidade identificada.

Por exemplo: vamos supor que você venda monitores. A real necessidade do seu cliente é ter um monitor? Claro que não! Se fosse assim, qualquer monitor serviria. Seu cliente pode estar buscando atingir diferentes objetivos: uma qualidade de imagem melhor para seus games, uma tela maior para ganhar visibilidade e produtividade quando lida com diferentes softwares ao mesmo tempo, entre outros. Sendo assim, você deve moldar as suas ofertas de modo a atender os diferentes públicos e seus objetivos/necessidades, vendendo uma solução ao invés de um mero produto.

3. Cuide bem da sua equipe

Uma grande característica de empresas de sucesso é possuir um atendimento de excelência. Para que isso ocorra, é preciso ter uma equipe motivada e altamente qualificada – outra tarefinha bem difícil e que exige um esforço diário.

O primeiro passo é colocar as pessoas certas no lugar certo. Muitas vezes isso pode sair bem caro, porém faça o máximo que você conseguir, pois contratar pessoas menos qualificadas por um salário mais baixo pode sair ainda mais caro no final das contas.

Outra ação de extrema importância é proporcionar treinamento ao time. A capacitação dos colaboradores é essencial para que eles

gestão de empresas

aprendam a executar os processos com maestria e, assim, atender os clientes com excelência. Treinamentos também ajudam a disseminar a cultura da empresa, fazendo com que os colaboradores transmitam a imagem correta da empresa onde quer que estejam.

Existem diversos outros cuidados a se tomar na gestão de pessoas e equipes e não vem ao caso listar todas elas aqui neste post. Porém, queremos destacar um ponto essencial em toda empresa de sucesso: LIDERANÇA. Mesmo que você pague super bem seus funcionários, tenha os programas de treinamento mais bem estruturados, possua um ambiente lindo e inovador, nada disso fará sentido se não houver liderança na empresa. Saiba identificar as pessoas que possuam um perfil de motivar e influenciar positivamente os outros, aquelas que servem em prol dos objetivos da empresa. São essas pessoas que deveriam assumir os papeis de gerência de equipes, então dê chance para que isso aconteça.

4. Faça mais com menos

Busque sempre otimizar todos os seus recursos, pois quanto mais eficiente sua empresa for, mais lucro terá e/ou mais facilmente irá superar desafios de mercado.

Fazer mais com menos pode ser representado de diferentes formas, veja alguma delas:

  • Estabeleça uma política de corte de custos recorrentes. Isso não quer dizer que você deva demitir colaboradores e fornecedores toda hora, mas sim possuir uma cultura de identificar gastos desnecessários – e então eliminá-los. Assim como diz a máxima dos executivos Marcel Telles e Magim Rodrigues: “Custos e despesas são como unhas, estão sempre crescendo. Periodicamente precisam ser cortados.”
  • Incentive seus colaboradores a inovar em processos. Tendo a liberdade para pesquisar, apresentar e testar novos métodos de executar tarefas, seus funcionários podem descobrir coisas incríveis e melhorar sua produtividade sem necessitar de investimentos.
  • Crie indicadores de desempenho capazes de mostrar onde as equipes estão perdendo oportunidades de melhoria. Só o feeling não basta, é necessário criar métodos para mensurar o real resultado e identificar onde dá para evoluir.

5. Esteja em dia com a sua TI (tecnologia da informação)

Todo empreendedor que deseja destacar o seu negócio no mercado deve considerar a tecnologia como seu maior aliado. Os inúmeros avanços existentes na TI permitem uma gestão mais eficiente, o total controle das finanças, o acompanhamento remoto e em tempo real da empresa, a minimização dos erros e dos riscos e muito mais.

O uso de softwares ERP para o gerenciamento do negócio permite que os empreendedores tenham total controle sobre a empresa e consigam tomar decisões rápidas e certeiras. As plataformas de controle financeiro eliminam os erros e facilitam a gestão. A computação na nuvem garante a segurança das informações e possibilita o acesso remoto aos dados. Sem falar de inúmeras outras tecnologias que garantem uma gestão de qualidade ao negócio.

6. Tenha um planejamento estratégico matador

O planejamento estratégico é o guia de orientação para todas as áreas da empresa. Ele contém os objetivos de curto, médio e longo prazo, as metas desejadas, métodos de mensurar os resultados, entre outros. O processo de construção do planejamento estratégico irá esclarecer, inclusive, tudo o que falamos aqui neste post, pois ele é capaz de gerar muitos insights e estruturar ideias com base nas reflexões que proporciona.

Concluindo

Como comentamos, não existe receita de bolo para o sucesso. Mas existem sim padrões de comportamento e foi o que procuramos trazer aqui para este texto. Existem diversos outros fatores que levaram diferentes empresas ao sucesso, por isso incentivamos você a não se limitar somente às dicas aqui apresentadas – continue buscando por respostas sempre!

Como última recomendação: não tenha medo! Tenha sempre cautela e minimize ao máximo todos os riscos, mas não tenha medo de implementar novas ideias e experimentar novas formas de fazer negócios. Só assim você realmente irá encontrar o melhor caminho!

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