cloud computing

Entenda como o Cloud Computing ajuda na alta disponibilidade da rede

Como as empresas de diversos segmentos buscam utilizar a cloud computing para ter e fornecer otimização dos custos, automatização de funções e crescimento de receitas, a importância de uma conexão de rede estável e disponível aumenta drasticamente. Mesmo uma interrupção de 30 minutos pode ter um impacto significativo nas receitas, já que a produtividade é seriamente afetada. Mas como ter alta disponibilidade na rede?

Com a cloud computing, fica mais barato e fácil enfrentar esse desafio. Você transfere parte da responsabilidade para o provedor e divide com ele as consequências das falhas, que são quase nulas

Neste post, vamos esclarecer por que você deve se preocupar em ter uma rede com alta taxa de disponibilidade e como a cloud computing pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Acompanhe!

Por que é importante ter alta disponibilidade na rede?

Os recursos de cloud computing nunca foram tão utilizados pelas empresas como hoje. Um dos motivos é que ela entrega uma rede com taxas de disponibilidade bem altas, o que seria caro e difícil para uma empresa manter sozinha. Além disso, os gestores identificaram que uma rede estável traz benefícios importantes para as estratégias de competitividade do negócio. Confira os principais:

Não interrompe a produção e geração de receitas

Se a sua empresa oferece serviços que envolvem renda recorrente, como assinatura de planos, deve saber que, se a rede falhar no momento em que o cliente estiver usando, todo o processo será interrompido, deixando-o irritado e pensando na hipótese de cancelar ou de não renovar a assinatura. Com uma estrutura na nuvem, isso raramente acontece, o que aumenta o potencial produtivo e de geração de receitas recorrentes para o negócio.

Melhora o desempenho dos serviços prestados

A duração de tempo em que os serviços ficam disponíveis tem relação direta com o desempenho do negócio, certo? Isso porque quanto maior for a disponibilidade da rede, mais trabalhos podem ser realizados. Você já calculou quanto tempo é perdido por mês só com a manutenção da sua rede local? Na nuvem, essa manutenção acontece praticamente sem você perceber.

Mantém intacta a reputação da empresa

Outro fator que torna a disponibilidade da rede importante é a reputação que ela gera para o negócio. Uma rede que cai a todo instante, além de causar insatisfação, desperta dúvidas sobre a confiabilidade da empresa. Isso pode ser bem ruim para a imagem da marca, principalmente quando o cliente for consultado sobre referências.

Reduz os riscos de perdas de dados

Imagine que você esteja no meio de um trabalho, registrando e processando dados importantes. Se a rede local cair, você corre o risco de não ter seus dados salvos e perdê-los para sempre. Mesmo que consiga recuperá-los, precisará repetir todo o processo. A cloud computing, por outo lado, salva todas as informações de forma automática já no ato da inserção e reduz a taxa de retrabalhos.

Garante conformidade com o SLA

O SLA é o tipo de contrato mais utilizado pelos provedores de serviços de TI e pode conter cláusulas de penalização por tempo de indisponibilidade na rede. Se você não quiser ter problemas e transmitir maior confiabilidade aos clientes, precisará cumprir o SLA à risca.

Nesse caso, contar com uma rede on-line (na nuvem) é mais vantajoso em função das altas taxas de disponibilidade prometidas e da redução dos riscos de penalizações, que podem ir desde abatimentos no valor mensal até o encerramento da parceria.

Como a cloud computing proporciona alta disponibilidade na rede?

A cloud computing envolve um conjunto de métodos que ajudam a entregar uma infraestrutura quase que 100% no ar. Existem provedores que já prometem um tempo médio de 99,9% de disponibilidade, o que torna o ambiente on-line estrategicamente mais vantajoso. Quer saber como isso é possível? Confira abaixo!

Entregando uma rede de servidores redundantes

Os provedores de cloud computing formam redes de servidores instalados em locais diferentes, mas conectados via internet. Assim, se os servidores principais apresentarem problemas, imediatamente os auxiliares entram em ação, mantendo toda a infraestrutura funcionando. O mesmo acontece com a internet. Planos de operadoras diferentes são utilizados para nunca faltar comunicação entre os servidores.

Oferecendo planos de recuperação em caso de desastres

Se algum desastre natural ou acidental danificar os servidores que a sua empresa utiliza, o plano de recuperação em momentos de desastre garante o acesso aos dados e sistemas, por meio do acionamento de um servidor auxiliar localizado em outra região. Ou seja, o provedor mantém duas ou mais redes de servidores em regiões distintas como forma de reduzir ainda mais o risco de indisponibilidade. O único quesito para isso dar certo é seguir uma rotina de backups regulares.

Aumentando a proteção dos dados

A cloud computing também garante maior disponibilidade à rede por meio das políticas de segurança adotadas. Geralmente, o acesso só pode ser feito com logins e senhas com níveis de acessos predefinidos. Além disso, todas as senhas e dados são criptografados, o que os tornam ilegíveis nos casos de invasão. Mesmo assim, se algum hacker tentar deletar as informações, os backups garantem a recuperação. Tudo isso faz com que a rede permaneça funcionando, sem grandes interrupções.

Realizando cloud backups

Grande parte da disponibilidade na rede depende dos backups. São eles que vão garantir o acesso praticamente imediato aos dados e sistemas, sobretudo durante uma queda no servidor principal. Para isso, os provedores de cloud computing utilizam ferramentas que automatizam os processos de cópias. O sistema é programado para executar backups de forma autoática e com a periodicidade desejada, o que facilita o trabalho da segurança.

Para manter uma infraestrutura de rede por conta própria é importante fazer testes periódicos para identificar falhas que possam vir a interferir no funcionamento dela. Também é necessário investir pesado em equipamentos, espaços físicos e profissionais capacitados.

Ou seja, se a sua empresa ainda não usa os recursos da cloud computing, é hora de rever certos conceitos. Se quiser promover a evolução da infraestrutura de TI da empresa e ter uma alta disponibilidade na rede, podemos ajudar! Pronto para começar? Entre em contato agora mesmo e dê início a uma revolução tecnológica na sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *