Gestão de custos em TI: tire as principais dúvidas do setor!

No cenário atual, a tecnologia possui um papel estratégico em qualquer negócio. E para que uma empresa possa se manter eficaz, é importante executar uma gestão de custos em TI que seja bem direcionada e capaz de atender às demandas de todos os setores sem que a infraestrutura torne-se onerosa.

Essa prática vai além da simples manutenção da infraestrutura disponível para os profissionais. A gestão de custos em TI utilizará estratégias, metodologias, indicadores e outras abordagens modernas para tornar o orçamento da área compacto e preciso, evitando o desperdício dos recursos financeiros existentes. 

Siga com a leitura deste post para saber como estratégias como a Nuvem e o BYOD auxiliam a empresa a chegar nesse objetivo!

Como o BYOD impacta nos custos do negócio?

A sigla BYOD (que em inglês refere-se a Bring Your Own Device, ou Traga o Seu Próprio Dispositivo, em uma tradução literal) é uma política operacional em que a empresa incentiva seus colaboradores a terem uma rotina de trabalho em que dispositivos pessoais podem ser utilizados dentro do ambiente corporativo.

Bem implementado, o BYOD pode trazer uma série de benefícios para o negócio. Um dos primeiros a serem notados é a redução de custos operacionais. A companhia passará a gastar menos com a atualização de equipamentos, uma vez que ela será direcionada para o time de profissionais internos.

Ao mesmo tempo, ocorrerão ganhos em performance, engajamento e produtividade. Como cada time terá um conjunto de ferramentas de trabalho escolhido e personalizado de acordo com as suas necessidades, eles terão mais incentivos para trabalhar por meio de uma rotina ágil e flexível. Assim, a empresa atingirá resultados esperados em prazos menores com maior facilidade.

O BYOD também torna a infraestrutura de TI mais moderna. Equipamentos pessoais são trocados em uma velocidade que, na maioria dos casos, é maior do que a tradicional de uma empresa. Como consequência, equipamentos de última geração serão vistos com maior frequência no ambiente de trabalho.

Computação na nuvem: indo além da mobilidade operacional

A computação na nuvem tornou-se conhecida, entre outros aspectos, pela sua capacidade de facilitar a busca por uma rotina operacional de alta mobilidade. Disponibilizando recursos operacionais via web, o negócio tem a possibilidade de manter profissionais atuando em vários locais, bastando apenas uma conexão com a internet.

Além disso, o acesso a novos recursos é feito com maior agilidade. Sem a necessidade de instalação de atualizações diretamente na máquina do usuário, uma ferramenta baseada na nuvem pode ser corrigida rapidamente. Isso diminui a exposição do usuário a falhas de segurança e torna o ambiente de trabalho mais inovador.

Como o modelo de negócios da nuvem é baseado na aquisição de produtos sob demanda, essa tecnologia também desempenhou um papel-chave dentro de ambientes que pretendem reduzir os seus custos operacionais. Adquirindo apenas aquilo que ela precisa, a companhia pode eliminar uma série de gastos desnecessários com tecnologia, tornando o seu orçamento mais enxuto e simples.

Um exemplo está nos serviços de cloud storage. A companhia pagará de acordo com o espaço de armazenamento contratado. Assim, sempre que sua necessidade for reduzida, os custos com a aplicação cairão.

O mesmo vale para o licenciamento de programas pelo SaaS (Software as a Service, ou Software Como Serviço, em português). A empresa paga para ter acesso à última versão disponível de um software de acordo com o número de licenças ativas. Como consequência, sempre que uma conta for removida, o gasto com a área cairá.

Como o uso de métricas auxilia na melhora dos custos do negócio?

As métricas também são uma importante ferramenta para empresas que pretendem otimizar a sua gestão de custos em TI. Elas ampliam a visão que o gestor possui de todos os ativos e elementos que compõem a cadeia operacional do empreendimento e, assim, facilitam a busca por um modelo de negócio mais eficaz e ágil.

Implantando métricas nos pontos chaves do setor de TI, um gestor consegue avaliar como cada política operacional impacta nos custos operacionais das atividades executadas no ambiente corporativo. Assim, a empresa poderá avaliar os pontos que necessitam de melhoria rapidamente e definir uma estratégia de otimização constante do ambiente corporativo.

Ao mesmo tempo, indicadores também podem ser implementados para avaliar o impacto potencial de um novo investimento. Identificando como uma nova aplicação ou equipamento impactará métricas como a produtividade interna ou a capacidade de atender a demandas externas, o gestor pode mensurar previamente qual investimento tem a maior capacidade de gerar um elevado retorno financeiro para a empresa.

Qual é o impacto causado pela virtualização?

A virtualização é uma tecnologia em que um software é programado para executar o trabalho de uma máquina real. Em outras palavras, uma máquina virtual (também conhecida como VM, ou Virtual Machine) é um tipo de aplicação que simula um computador ou servidor completo e é configurado de acordo com as necessidades do usuário.

No ambiente corporativo, a virtualização pode ser utilizada para executar softwares legados ou até mesmo servidores. No primeiro caso, a companhia cria uma máquina virtual configurada com um sistema e poder de hardware para executar uma aplicação específica. Ajustando medidas de segurança e controle de acesso, a VM é disponibilizada para usuários executarem as suas atividades em um ambiente controlado e confiável.

Em larga escala, uma máquina virtual também simula servidores. Nesse caso, o negócio conta com o auxílio da nuvem para configurar máquinas virtuais de grande porte. Escaláveis, elas auxiliam a empresa a disponibilizar aplicações para os seus usuários em um ambiente controlado e fácil de ser modificado.

As máquinas virtuais auxiliam na gestão de custos em TI por tornarem as rotinas operacionais mais simples e eliminarem a necessidade de o negócio ter uma grande infraestrutura de dispositivos para executar as suas atividades. Processos como backup de dados, troca de sistemas, remoção de usuários e outras rotinas de manutenção de TI são executadas com mais agilidade e segurança. Assim, o setor de TI poderá ter um foco maior naquilo que é prioridade para a empresa.

Ao mesmo tempo, ao integrar máquinas virtuais na nuvem, a empresa terá os benefícios dessa tecnologia para manter gastos controlados. Assim, a empresa eliminará totalmente os processos de manutenção de hardware e pagará apenas pelos recursos de TI utilizados para processar e armazenar as máquinas virtuais. Como consequência, uma série de gastos serão eliminados.

A gestão de custos de TI tem um papel estratégico para a empresa. É por meio dela que gestores conseguem otimizar o uso de recursos, garantir maior vida útil para os equipamentos disponíveis para uso e direcionar a infraestrutura de acordo com as metas do empreendimento. Assim, a tecnologia pode tornar-se um fator estratégico para todos, gerando mais competitividade e economia.

==========
Leia também: 7 dicas para reduzir custos de TI imediatamente
==========

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *