Governança de TI: o que é e como ela pode ajudar PMEs?

A cada dia que passa, a Tecnologia da Informação (TI) se torna mais imprescindível nas empresas. Com a popularização dos smartphones, as conexões mais velozes à internet e as novas ferramentas de desenvolvimento de aplicativos, o departamento de TI se tornou crucial para as empresas e suas estratégias de negócios, sendo, muitas vezes, o principal diferencial da companhia.

Isso se deve ao avanço tecnológico que transformou a TI em ator principal. Assim, o investimento em tecnologia representa um cuidado com a organização como um todo, já que ela atua de maneira transformadora no processo de gestão.

Ironicamente, embora os empreendimentos dependam do seu bom desempenho, os orçamentos de TI têm se tornado cada vez mais enxutos. Ainda assim, com um programa de governança de TI, é possível aplicar práticas estruturadas que otimizem o trabalho do setor de modo que ele atue para servir aos propósitos da organização.

Venha saber mais sobre essa prática e entenda como ela pode ajudar o seu empreendimento. Boa leitura!

O que é governança de TI

Os processos de negócios devem ser controlados para garantir que o empreendimento tenha sucesso. É aí que entra a governança de TI: um conjunto de atividades que orienta a tomada de decisão e, consequentemente, a melhor forma de conduzir a organização.

Não se trata de uma norma ou uma metodologia. São melhores práticas que ajudam a garantir a qualidade nos processos de TI — abrangendo todos os procedimentos de uso efetivo da tecnologia — para ajudar a organização a atingir suas metas.

Com a governança, as empresas asseguram a avaliação, a priorização e o financiamento de investimentos de TI, bem como sua implementação e respectiva extração de benefícios. Além dos aspectos operacionais, ela envolve as questões legais, normativas ou regulamentadoras que devem ser cumpridas pela empresa para que ela se mantenha em conformidade com a lei.

Para que funcione, o programa de governança requer a participação de todos: de diretores a usuários de tecnologia, passando por profissionais técnicos e gestores.

Pequenas e médias empresas (PMEs)

Nas PMEs, a governança de TI é tão importante quanto nas grandes corporações. Com a implantação de mecanismos e processos adequados, as operações ficam mais bem estruturadas, o crescimento do negócio ganha força e o cumprimento da lei é assegurado.

Isso permite alinhar os negócios para que a arquitetura corporativa evolua. Trata-se, portanto, de uma ferramenta que ajuda a medir o crescimento e o sucesso da empresa — algo fundamental nas PMEs. Adaptável à realidade de qualquer companhia, ela garante entregas com segurança, bom desempenho e suporte de qualidade.

Sobretudo, esse processo deve ser tratado como uma extensão da governança corporativa. Nesse sentido, seus objetivos incluem garantir que os serviços oferecidos sejam entregues com segurança, bom desempenho, suporte de qualidade e, ainda, que possam minimizar e prevenir os riscos de incidentes.

Como resultado, a implantação da governança de TI ajuda a companhia a organizar e documentar todos os processos. Os frameworks mais usados para isso são o Control Objectives for Information and Related Technologies (COBIT) e a Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Ambos são divididos em módulos que podem ser ajustados de acordo com o tamanho e a realidade do empreendimento.

Todo esse processo da governança de TI traz uma série de benefícios para as PMEs. Venha conhecer alguns deles:

Otimização de recursos

Nas PMEs, os orçamentos são, em geral, limitados. Tendo isso em vista, os recursos devem ser otimizados da melhor forma possível para que garantam a qualidade em todos os serviços oferecidos pelo departamento de TI. A governança de TI ajuda a companhia a avaliar as soluções e criar processos adequados para cada oferta.

Impacto

Qualquer incidente pode significar um dano importante em uma PME. Se ela ficar sem sistema e não tiver um plano de recuperação adequado, por exemplo, vai deixar de vender pois não pode emitir nota fiscal. Outra possibilidade é perder todas as informações por não ter um controle adequado de backup.

As melhores práticas usadas pela governança de TI ajudam a prevenir e minimizar esses riscos. Um plano de recuperação avalia as ameaças possíveis e seu efeito para a companhia. Com isso, é possível definir o tempo necessário para reativar as operações sem causar grande impacto na organização.

Diferencial

As PMEs têm a grande vantagem de serem menos burocráticas. Por isso, conseguem inovar e se reinventar rapidamente. A TI é uma grande aliada nesse processo: com ela, empresas convencionais passam a vender online, criam-se aplicativos para interagir com os clientes e desenvolvem-se softwares que otimizam a produção, entre outras medidas.

Como são muitas possibilidades, é fundamental evitar uma perda de foco ou um desperdício de recursos. Nesse cenário, a boa governança de TI, alinhada à governança corporativa, faz toda a diferença e é capaz de prover o suporte necessário para essas possibilidades.

Auditoria

Os padrões de governança facilitam a auditoria de TI (e a consequente avaliação do seu estado). Nas PMEs, esse processo pode salvar a organização, já que os auditores seguem normas e práticas e, quando a empresa adota um padrão básico, é mais fácil sobreviver a fiscalizações.

Desempenho

A governança de TI é um processo que traz benefícios claros para empresas de qualquer porte, mas nas PMEs, que têm recursos mais limitados e, muitas vezes, objetivos mais agressivos — até para manter o ritmo de crescimento —, pode ser a diferença entre progredir ou ser engolido pelo mercado. Com a TI olhando para as mesmas metas que o resto da organização, fica mais fácil servi-los.

Estratégia unificada

A governança de TI deve integrar as estratégias corporativa e de TI para que o resultado seja eficaz, bem como permita e apoie a execução dos objetivos de negócio. Para isso, é necessário que a mesma equipe que analisa e aprova as estratégias seja responsável por estabelecer o desenvolvimento de prioridades e planos alinhados à missão da companhia e a seus interesses de curto, médio e longo prazos.

Além disso, a execução das estratégias e a transparência do setor de TI também ficam sob seu cuidado. Com o departamento de TI mais organizado, fica mais fácil responder e antecipar as demandas do negócio e se preparar para os desafios que o crescimento trará.

Já está preparado para iniciar o processo de governança de TI na sua empresa? Venha saber como escolher a melhor terceirizada em TI para ajudar seu negócio!

 

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