Manutenção de data center

Manutenção de data center: quem é mais indicado para realizar?

O papel da tecnologia da informação é muito grande dentro das empresas atualmente e, por isso, é imprescindível estar sempre em dia com a manutenção dos equipamentos. Considerado como o sistema nervoso de uma empresa, o data center abriga servidores, bancos de dados e processa grandes quantidades de informações. Os equipamentos são montados em hacks e armários de metal.

Esse equipamento conta também com proteção contra incêndio e sistema de refrigeração do ambiente para uma temperatura estável. Ao manter uma central de dados deve se preocupar com diversos fatores que vão garantir o seu funcionamento. Neste post vamos discorrer sobre a importância da manutenção periódica do data center e como fazê-la da melhor forma possível. Vamos lá?

Riscos de não fazer uma manutenção especializada de data center

Se o data center apresentar problemas ou parar de funcionar, diversos serviços também podem ser interrompidos ou atrasados e pode haver perda do capital investido. Além disso, diversos fatores podem dificultar o bom andamento do dia a dia no ambiente de trabalho. Confira alguns exemplos.

Queda do sistema

O mal funcionamento da central de processamento de dados pode significar muitas vezes quedas no sistema da empresa, o que vai impedir que os funcionários continuem fazendo suas atividades diárias de modo a causar perda de prazos, prejuízo no faturamento e problemas com a reputação da empresa entre os clientes.

Utilização de equipamentos antigos

Trabalhar com equipamentos obsoletos pode reduzir muito a eficácia do serviço. Eles podem trazer lentidão e pouco espaço de armazenamento, sem contar a incompatibilidade com tecnologias mais recentes, o que pode atrasar a expansão da empresa. Tecnologias como a computação em nuvem aliadas a bons equipamentos, podem aumentar a segurança de seus dados e otimizar o uso do seu servidor.

Máquinas com maior poder de processamento e armazenamento trazem impactos positivos em relação a produtividade.

Sendo assim, ao realizar a manutenção do Data Center, é importante que o serviço seja prestado por uma equipe capacitada e dedicada a apresentar soluções e bons resultados. Abaixo vamos ressaltar os principais aspectos a serem considerados na contratação dessas empresas.

Qualidade de serviço

Procure contratar empresas que são comprovadamente certificadas, observe se elas possuem certificado ISO 9001 e ISO 20000, essas empresas estão em um patamar acima das demais. Possuir as certificações mostra que essas empresas prezam não só pela qualidade do serviço que prestam, mas também pelo cumprimento das regulamentações e exigências de qualidade.

Especialistas qualificados em todas as áreas de manutenção

Empresas que possuem um time completo de profissionais apresentam maior qualidade no serviço. Isso pelo fato de que apenas uma empresa ficará responsável pela integridade do seu Data Center.

Em vez de contratar um profissional para a segurança, outro para a parte elétrica e assim por diante, é melhor contratar uma empresa que apresente todos esses profissionais em um único time, a manutenção será dada de forma integrada pela equipe. O que acabará com o “jogo de empurra” entre as empresas prestadoras do serviço caso fossem contratados funcionários terceirizados.

Possuir especialistas com qualificação para o serviço garante também maior agilidade em resolver as ocorrências. Por isso sempre prefira empresas que possuem uma equipe completa e capacitada de técnicos.

Atendimento 24 horas

Contratar uma empresa que presta serviço de atendimento e suporte 24 horas, possibilita que o Data Center seja monitorado dentro e fora do horário comercial, o que aumenta a segurança contra possíveis ataques e acidentes durante todo o período do dia e também durante o fim de semana.

Ter uma vigilância em torno do Data Center ajuda a diminuir riscos. Por exemplo, em casos de acidentes como incêndios e desastres naturais a equipe já estaria a postos e pronta para tomar as devidas providências diante dos acontecimentos.

Verificações regulares

Um bom plano de manutenção preventiva deve possuir inspeções regulares da infraestrutura, incluindo o sistema de refrigeração, cabeamento, rede e energia. Desta forma você garante que tudo funcione conforme o esperado e caso seja necessário realize os ajustes.

Confiar em um serviço de manutenção que atue antes do problema acontecer faz toda diferença para o bom funcionamento do centro de processamento de dados. Na garantia, as providências serão tomadas apenas após o problema aparecer. Com um bom serviço de manutenção de Data Center, medidas serão tomadas para que os problemas nem sequer ocorram.

Por isso é importante procurar por empresas que ofereçam os seguintes tipos de manutenção:

  • manutenção preditiva: monitora o funcionamento das máquinas e dos equipamentos, faz as inspeções necessárias para acompanhar o desempenho e detectar desgastes nas máquinas;
  • manutenção preventiva: é o conjunto de ações que tem como objetivo evitar a quebra e falha dos equipamentos. É um tipo de manutenção prevista e programada;
  • manutenção corretiva: acontece mesmo com a aplicação das medidas anteriores caso ocorram erros ou algum tipo de problema. É quando é necessário chamar uma equipe de prontidão para solucionar a questão no menor tempo possível com a melhor qualidade possível, para que o problema não se repita.

Ficar responsável pela montagem do sistema, se preocupar com datas de troca de peças e oferecer um serviço de qualidade pode ser difícil para a empresa que projetou e construiu o Data Center. Nem sempre ela será capaz de oferecer o suporte e o atendimento ideal para que ele funcione da melhor forma possível.

Cuidar do centro de dados e deixá-lo nas melhores condições de funcionamento, é fundamental para que o sistema de TI funcione de forma estável, sadia e confiável e nem sempre a empresa que construiu o Data Center será a mais indicada para realizar a manutenção dele.

Todos os detalhes citados são importantes para garantir que os equipamentos operem bem e tenha uma longa vida útil. Por isso leve em conta que na manutenção o que importa é quem apresenta um serviço de melhor qualidade.

Adquirir um bom serviço de manutenção de Data Center que inclua um excelente atendimento de prontidão, garantia de serviço e uma equipe completa e qualificada, sem dúvidas pode ajudar a assegurar a qualidade no serviço dos equipamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *