monitoramento de rede

O que é Monitoramento de Rede e como fazê-lo de forma eficiente?

Se a sua organização lida com problemas frequentes relacionados a TI e você gostaria de poder detectá-los (e solucioná-los!) rapidamente, saiba que o monitoramento de rede pode ser a solução que você precisa.

Os profissionais de TI devem ser capazes de responder com agilidade a quaisquer sinais de problemas na rede e na estrutura de TI. Acontece que, infelizmente, muitas vezes só descobrimos a necessidade de realizar correções quando os danos já foram feitos.

Para ajudar você a lidar com tais situações, abordaremos neste artigo o conceito de Estrutura de TI e a importância do Monitoramento de Rede 24h por dia, bem como seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é estrutura de TI?

O conceito de estrutura de TI se refere ao conjunto de elementos (hardware, software e serviços) essenciais para o funcionamento, gerenciamento e execução de um ambiente corporativo de TI.

Em outras palavras, ela possibilita que a empresa ofereça soluções e serviços de TI a seus colaboradores, clientes e/ou parceiros (a depender de suas características gerais e das especificidades de seu segmento de atuação), podendo ser interna ou externa ao espaço físico da organização (via um provedor de nuvem ou uma instalação de colocação).

Todos os itens que, de uma forma ou de outra, cumprem alguma função nos processos empresariais relacionados à TI constituem sua estrutura. De modo geral, ela pode ser descrita nos seguintes termos:infraestrutura de informática

  • Hardware: roteadores, servidores, hubs, computadores, switches, data centers etc.;
  • Software: ERP (sigla inglesa para designar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial), CRM (sigla inglesa para Gestão de Relacionamento com o Cliente), aplicativos de produtividade, sistemas para a gestão do tempo e otimização de processos, entre outros;
  • Rede: habilitação de rede, conexões de internet, firewall e segurança, etc.;
  • Serviços realizados pelos colaboradores, tais como administradores de rede, desenvolvedores, designers e usuários genéricos com acesso a qualquer dispositivo ou serviço de TI.

Quanto ao último item, cabe apontar que, com o advento de novas funcionalidades de serviços de TI (especialmente centradas no usuário), os usuários finais também devem ser considerados parte integrante dessa estrutura.

Portanto, a estrutura de TI é responsável por sustentar a movimentação de informações da empresa, além de garantir a qualidade da análise (e processamento) de todos os dados. Da convergência de suas funcionalidades dependerá a capacidade técnica que a empresa apresentará para obter sucesso e alavancar sua competitividade.

Por que o monitoramento de rede é importante para a empresa?

Essa tarefa é absolutamente necessária para o bom desempenho dos seu ambiente de TI. O objetivo principal é acompanhar o desempenho de seus recursos computacionais e verificar se há falhas, lentidão ou alguma ineficiência. O sistema pode notificar o administrador de rede caso ocorram quaisquer problemas de performance ou interrupções (via alarme, e-mail etc.).

Tal solução é altamente recomendável, já que oferece uma importante economia e elimina muitos problemas, sendo a melhor opção para garantir que a sua empresa continue operando adequadamente.

Um dos aspectos mais importantes do monitoramento de rede consiste em aumentar a sua capacidade de manter informações relevantes em segurança. Ele acompanhará todos os processos e alertará seu administrador de rede a respeito de qualquer contratempo, antes que se convertam em obstáculos maiores.

Alguns dos problemas que o monitoramento pode detectar envolvem, por exemplo, sistemas que deixam de responder, falhas em servidores, perda de espaço em disco, entre outros. Trata-se de uma forma realmente proativa de lidar com reveses, colocando você à frente deles.

Como monitorar a rede?

Tendo isso em mente, é essencial saber como fazer o monitoramento de rede de forma eficiente, completa e precisa. Para que você consiga atingir esse objetivo, elaboramos um breve guia em três passos. Acompanhe:

Primeiro passo: estabeleça métricas

Estabelecer métricas é a primeira coisa a ser feita. Afinal, sem saber aonde você quer chegar, será muito mais difícil obter êxito. Portanto, delimite indicadores de produtividade do sistema e métricas relacionadas aos recursos, a fim de facilitar os diagnósticos.

Segundo passo: escolha um bom software

É possível encontrar no mercado excelentes soluções em software para ajudar você nas tarefas de monitoramento de rede. É altamente recomendável optar por programas leves, rápidos e poderosos.

Terceiro passo: empregue gráficos de uso

Esses gráficos permitem verificar o andamento de uma série de indicadores de sua rede e, assim, otimizar seu controle e acompanhamento, fundamentando os processos de tomada de decisão.

Quais os principais benefícios do monitoramento?

A seguir, confira os principais benefícios que o monitoramento pode trazer para a sua empresa e saiba como eles podem ser articulados para gerar melhores resultados.

Agilidade nas correções e maior produtividade

No dia a dia, muito tempo pode ser desperdiçado na tentativa de diagnosticar o que está errado. Porém, com o monitoramento, sua equipe de suporte pode resolver a situação antes que os usuários se deem conta de que algo ocorreu.

monitoramento de redeComo as ações de monitoramento são constantes, é possível rastrear certas tendências no desempenho de sua rede. Afinal, quando os problemas ocorrem esporadicamente ou apenas em horários de pico, pode ser difícil identificá-los de forma adequada. Entretanto, ao monitorar rede você entenderá melhor o que está acontecendo.

Além de evitar o acúmulo de horas trabalhadas e manter sua produtividade em alta, a empresa ainda economiza dinheiro. Ao responder rapidamente, identificando erros e realizando as correções necessárias, você estará, ainda que indiretamente, aumentando a lucratividade do seu negócio.

Valorização da área de TI

As equipes de TI enfrentam pesadas cargas de trabalho e, muitas vezes, não dispõem de pessoal, tempo ideal e orçamento necessário para atuar com eficácia. Por outro lado, a solução correta para o monitoramento de rede pode gerar um alto ROI (retorno sobre o investimento).

Com isso, a área de TI é valorizada, uma vez que, sem a necessidade de “escavar” manualmente o desempenho da rede, os colaboradores podem aplicar seu tempo com mais eficiência, focando no core business..

Otimização do desempenho e da disponibilidade da rede

A disponibilidade da rede pode ser mensurada de acordo com a facilidade que um ponto de IP alcance outro. Se a sua empresa realiza várias operações diárias, a obtenção da disponibilidade ideal requer, necessariamente, o acesso a uma solução confiável.

O software de gerenciamento de rede reúne dados automaticamente, permitindo que as correções necessárias sejam realizadas de forma prática, simples e, sobretudo, rápida. Além disso, a conectividade com a internet pode ser analisada em tempo real por meio de funcionalidades que detectam, até mesmo, pequenas quedas e outras interrupções possíveis.

Custo-benefício

Em organizações de todos os portes e segmentos, a quantidade de dispositivos conectados tem aumentado bastante. Como os diferentes aparelhos evoluem constantemente, é fundamental que os administradores saibam com precisão o que está conectado à rede e se a estrutura de TI disponível está devidamente preparada para lidar com essa realidade.

O Monitoramento de Rede, nesse contexto, significa garantir que os custos associados a cada ponto conectado gerem o máximo de retorno para a empresa, justificando a necessidade de atualizações sempre em vista de um incremento na produtividade e, consequentemente, na rentabilidade dos negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *