O que e Cloud Broker

O que é um serviço de Cloud Broker? Entenda como funciona!

Os serviços possibilitados pela tecnologia da computação em nuvem têm sido determinantes para o sucesso de muitas empresas, auxiliando na otimização de tempo e recursos por meio do armazenamento e da circulação de informações com o máximo de segurança.

Além disso, as organizações que a adotaram experimentaram avanços em relação à mobilidade e à dinamização de processos. Em tal contexto, contar com o suporte de um cloud broker é absolutamente indispensável.

Elaboramos este artigo para explicar o que é um cloud broker e quais funções são atribuídas a esse profissional. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

O que é cloud broker?

Certamente, você já ouviu ou leu a respeito de cloud computing, mas pode ser que ainda não esteja familiarizado com o conceito de cloud broker. Para estabelecermos uma analogia, podemos dizer que a atuação desse profissional se assemelha, em certo sentido, à de um corretor de imóveis.

O cloud broker funciona como um intermediador entre uma determinada empresa e o fornecedor de serviços de computação em nuvem, agindo como uma espécie de guia, de conselheiro, a fim de empoderar seus clientes, no sentido de escolher os serviços mais adequados para suas demandas.

A corretagem na nuvem (Cloud Services Brokerage) é uma funcionalidade dentro da área de TI na qual uma organização agrega valor a um ou vários serviços de cloud computing, sejam eles privados, públicos ou mistos.

Trata-se de uma forma de facilitar e simplificar a administração de ambientes de nuvem dotados de maior complexidade, a partir de diferentes pontos de vista (administrativo, operacional, tecnológico etc.) decorrentes da migração das operações, processos e negócios para a cloud computing.

Uma das maiores vantagens dessa solução reside no fato de estabelecer a contratação de apenas um fornecedor. Isso facilita muito as negociações, uma vez que a empresa passa a ter um único canal com o qual se preocupar ao administrar interações e negociações.

Logo, esse é um caminho mais inteligente e seguro para as organizações que desejam se enquadrar nas tecnologias mais avançadas sem, para isso, ter que comprometer o seu equilíbrio.

Quais são as funções de um cloud broker?

A corretagem na nuvem, com a perspectiva de um especialista como o cloud broker, pode ser definida de acordo com três funções distintas:

1. Agregação

A ideia dessa operação consiste em buscar as funcionalidades mais qualificadas de cada serviço de nuvem e escolher os fornecedores mais apropriados para o trabalho, levando em consideração não somente a oferta de serviços, mas também os valores.

Desse modo, proporciona-se uma interface unificada (ainda que esteja baseada em diferentes provedores) ao atuar como um agente aglutinador.

2. Customização

Os serviços de nuvem que têm finalidade de atingir o maior número possível de vendas tendem a padronizar seus produtos, o que acaba por desconsiderar o oferecimento de ferramentas específicas. No entanto, o cloud broker pode riscar esse contratempo do mapa.

Com a personalização, é possível modificar ou, até mesmo, viabilizar uma série de funcionalidades, a fim de atender melhor às necessidades de cada organização (o que pode ser feito por meio de transformações no padrão original ou a partir de novas implementações).

3. Integração

Ao escolher cuidadosamente o melhor serviço de computação em nuvem para a sua empresa, os processos de geração e armazenamento de dados podem se aproximar, dispensando a necessidade de utilizar um segundo servidor.

Quais são os benefícios de contratar os serviços de um cloud broker?

Selecionamos alguns dos mais importantes benefícios para as empresas que optam por essa solução:

Redução de custos

A corretagem de cloud computing pode proporcionar à empresa contratante mais do que uma simples mediação dos negócios junto ao provedor: é possível somar outros serviços que ajudem a construir uma melhor relação custo-benefício, agrupando provedores distintos de nuvem com excelentes funcionalidades para o negócio.

Proteção jurídica

O serviço de cloud broker contribui para preservar os direitos da organização durante as negociações de contratos. No caso de eventuais problemas ocorrerem, esse profissional é capaz de obter uma consultoria jurídica especialmente formatada para a área de TI.

Otimização de recursos

As atribuições dos serviços de corretagem em nuvem também geram importantes melhorias quanto à utilização dos recursos da empresa contratante, uma vez que o cloud broker se encarrega de fazer análises e pesquisas com o objetivo de assegurar a melhor solução de cloud computing.

Dessa forma, viabiliza-se aos gestores a oportunidade de agir apenas em seu core business, com maior foco, clareza, performance e visão. Essa combinação de profissionais, métodos e tecnologias para gerir o fornecimento da nuvem de diversificados provedores constitui-se em um ponto focal para efetivar a demanda pelos serviços de nuvem, sempre de acordo com as prioridades estratégicas do negócio em questão.

Assessoria

Se a empresa necessita de assessoria, é possível encontrar um serviço de cloud broker que ofereça inúmeras possibilidades, assumindo a responsabilidade de efetuar a própria execução técnica do serviço na nuvem.

A ideia é facilitar atividades e processos, conquistando, assim, relevância e uma posição estratégica em todo o gerenciamento da computação em nuvem empresarial.

Adaptabilidade

A despeito da importância de encontrar preços convidativos, isso não é o suficiente: é preciso, como mencionado, contar com soluções que, de fato, se adaptem às especificidades da sua empresa.

Tanto melhor se os recursos puderem ser aplicados com o menor número possível de entraves e empecilhos. Sendo assim, o processo transitório pode ser simplificado e se dar com mais agilidade.

A convergência de todos os elementos citados contribui para que o cloud broker seja um profissional-chave nos procedimentos de TI de uma organização. Contudo, alguns aspectos devem ser levados em consideração antes de se decidir por sua contratação.

O mais importante deles talvez seja a oportunidade de economizar tempo e energia em atividades técnicas de TI a fim de aplicá-los em atividades prioritárias para a empresa.

Nesse sentido, contar com um serviço de cloud broker (encarregado de encontrar soluções acionáveis, vantajosas e práticas para a empresa contratante) significa obter importantes ganhos de dinamismo e produtividade, reduzir custos e alavancar a rentabilidade.

Este artigo foi útil? A sua empresa já conta com a atuação desse profissional? Então, deixe um comentário no post para dividir sua experiência conosco ou tirar suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *