provedor de serviços gerenciados de ti

O que são Managed Service Providers (MSP) e como atuam?

Hoje, todas as empresas usam computadores e a internet para realizar suas operações, mas a maioria delas não consegue gerenciar a manutenção dos equipamentos e os recursos de rede.

Falta experiência e ferramentas adequadas para exercer essas funções com eficiência, o que prejudica a produtividade. A alternativa? Fazer uma parceria com uma empresa MSP. Mas o que é MSP? Muita gente ainda não conhece essa solução.

Devido à pressão por resultados, os gestores se concentram cada vez mais em fazer tudo o que podem para economizar sem sacrificar a qualidade dos serviços prestados.

Os equipamentos e a infraestrutura de rede são a espinha dorsal de muitas empresas. Por isso, certificar-se de que ambos estão funcionando de forma eficiente é de extrema importância para a vitalidade do negócio.

Mas fazer isso sem ajuda pode ser custoso, difícil e demorado. Então, descubra a partir de agora o que é MSP, como funciona, e as principais vantagens que ela pode proporcionar ao seu negócio!

O que são os MSP?

Nele, procedimentos tecnológicos são realizados de forma terceirizada, como a supervisão automática e constante da estrutura de rede que a empresa mantém.

Como a gestão dos recursos de TI é cara e difícil de ser feita, pois demanda profissionais capacitados e as ferramentas certas, a infraestrutura pode ficar defasada logo, e contar com essa prestação de serviços resolve o problema.

Como funciona um MSP?

Os serviços de MSP são direcionados exclusivamente para PMEs (Pequenas e Médias Empresas), pois elas possuem capacidades de TI internas mais limitadas. Assim, consideram a MSP uma alternativa estratégica para obter conhecimentos, experiências e atualizações tecnológicas.

Elas recebem, entre muitas soluções, o atendimento imediato diante de incidentes e correções rápidas, reduzindo a indisponibilidade operacional dos sistemas e redes.

Mas isso não quer dizer que as empresas de grande porte não possam contratar uma MSP. Cenários em que elas enfrentam pressões para reduzir os custos e se tornarem mais produtivas, ao mesmo tempo, são situações em que a contratação de uma MSP pode ser uma boa solução, já que ela complementará os esforços dedicados a TI.

Na MSP, os serviços são cobrados por meio de um modelo de assinatura. Ou seja, existem vários modelos com preços diferentes, baseados em planos com pacotes de serviços diversos. Você escolhe o que se encaixa melhor as necessidades do negócio ou monta um personalizado e paga a mensalidade do que usar.

Qual é a diferença da MSP para as MSSPs?

Uma MSP foca em garantir disponibilidade a sua infraestrutura de TI. Já a MSSP (Managed Security Services Providers) são provedores de serviços de segurança gerenciada e focam mais em garantir que a rede, sistemas e usuários estejam sempre protegidos contra os riscos e ameaças internas e externas.

Ele vai além da execução de procedimentos simples, como atualizações de firmware ou configurações de firewall, monitorando e controlando os acessos à rede, bem como as entradas e saídas de dados, em tempo real.

O foco principal da MSSP é agir proativamente, identificando as falhas e alterando as políticas e procedimentos de segurança para evitar incidentes que possam resultar na violação dos sistemas, redes e informações.

De forma resumida, enquanto as MSSPs buscam maior especialização, as MSPs buscam crescimento e, por isso, oferecem serviços diferentes.

Quais são as principais vantagens das MSPs?

Agora que você já sabe o que é MSP e como ela funciona, conheça os benefícios mais importantes agregados às empresas que adotam a estratégia:

Melhora a qualidade dos serviços prestados

A melhora da qualidade nos serviços é uma das principais promessas feitas pelos provedores de serviços gerenciados. Mas isso não fica só na promessa. Cada condição acordada é apoiada por um contrato do tipo SLA (Service Level Agreement), que garante o cumprimento delas.

Entre as soluções adotadas, podemos destacar o desenvolvimento de ferramentas, processos e governanças necessárias para oferecer os melhores serviços de forma econômica.

Manutenção de tecnologias

Um parceiro de serviços gerenciados ajuda a empresa a implementar as melhores práticas do segmento, permitindo que o departamento de TI atinja um nível de eficiência mais elevado. Além disso, cuida para garantir que os serviços nunca fiquem defasados e a empresa passa a aproveitar o que a tecnologia sempre tem de melhor a oferecer.

Os provedores de serviços gerenciados também possuem habilidades e recursos suficientes para implementar novas tecnologias de forma ágil, permitindo que a empresa explore mais prontamente as inovações de TI.

Como a demanda por inovação promove uma concorrência saudável entre os prestadores de serviços, há uma corrida por atualizações. Isso acaba reduzindo os custos e gerando serviços de melhor qualidade para as empresas.

O provedor de serviços gerenciados é quem fica responsável pelas inovações tecnológicas, assumindo os investimentos em implementação e treinamento.

Economia de recursos

Aquisições, serviços de reparo, atualizações e os imprevistos podem custar muito dinheiro aos cofres da empresa e comprometer o orçamento destinado a outros setores, como marketing e vendas.

Ao fazer parceria com uma MSP, é possível melhorar o controle desses custos, pois a empresa passa a pagar uma taxa fixa e outra variável, cobrada apenas quando serviços extras são consumidos. Dessa forma, a empresa paga apenas pelos serviços que utilizar e reduz a capacidade de TI ociosa.

Maior segurança

As MSPs utilizam uma série de recursos para reforçar a segurança da rede, dados e sistemas da empresa, como:

Todos esses recursos são atualizados frequentemente para oferecer inteligência de segurança. Consequentemente, reduz os riscos de interrupções das operações, roubos e vazamentos de dados sigilosos, possibilitando a recuperação imediata em casos de danos parciais ou totais na estrutura.

De maneira geral, contribuem para reduzir os riscos relacionados à segurança, à continuidade do negócio e ao cumprimento das regulamentações associadas às áreas mais críticas de TI. Essa proteção acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana, nos 365 dias do ano, graças às ferramentas sofisticadas de automação dos processos de monitoramento e controle.

Apesar de a adoção da MSP ser muito recomendada, você precisa fazer parceria com um provedor experiente e confiável. Um bom sinal é quando ele se preocupa em entender as necessidades da empresa para entregar as soluções mais adequadas.

Assim, consumirá somente os serviços que realmente precisa. Agora que você sabe o que é MSP, não perca mais tempo e dinheiro. Melhore os serviços de TI da sua empresa ainda hoje!

Gostou das dicas? Siga-nos nas redes sociais agora mesmo para ficar por dentro das nossas novidades. Estamos no FacebookLinkedIn e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *