kaspersky antivirus

Proteja a sua empresa: veja o que o Kaspersky pode fazer por você!

A pesquisa Financial Cyberthreats in 2016, realizada pela equipe de especialistas do Kaspersky Lab, apontou que houve um aumento de 30,55% no número de usuários atacados por malwares (softwares maliciosos) ano passado — sendo que 17,17% dos alvos foram corporativos.

Além de ser um índice preocupante, pois uma modalidade criminosa que já era grande ainda está em “fase de crescimento”, o estudo nos leva à conclusão de que empresas de todos os portes se enquadram como os novos alvos dos cibercriminosos pelo mundo todo.

Diante de tantas ameaças com potencial para destruir empresas, não é de nenhum exagero afirmar que o investimento em soluções de segurança se faz cada vez mais necessário.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto a isso, confira a seguir 5 dos piores males que um vírus é capaz de trazer para o sistema — explicaremos mais adiante como o Kaspersky pode ajudar a controlar esses problemas.

Quais males um vírus é capaz de trazer para o sistema?

1. Vulnerabilidade em todo o sistema

Os malwares têm o poder de criar brechas no sistema infectado, de modo que cibercriminosos (crackers) facilmente encontrem uma porta e então comecem a agir.

Talvez o maior perigo disso tudo é que a vulnerabilidade facilita a entrada de todos os tipos de ameaça, colocando em risco todo o ambiente de trabalho e os dados sigilosos.

2. Sequestro de dados

Popularmente conhecidos como ransomwares nos dias atuais, o sequestro de dados é uma prática que muito evoluiu dos anos 90 para cá — quando esse tipo de invasor se chamava blocker.

Essa ação criminosa consiste em “tomar posse” do sistema da vítima, criptografar os seus dados e exigir que ela pague uma quantia em dinheiro para recuperá-los.

As tentativas de ataques de ransomware, segundo a Kaspersky, cresceram de 131.111 (2014/15) para 718.536 (2015/16) e tornaram-se uma das maiores preocupações das empresas que dependem da tecnologia.

3. Queda no desempenho do PC

Problemas com lentidão no computador são bastante corriqueiros e podem decorrer por diversas razões — e o vírus está entre elas.

Não é muito difícil identificar quando a queda de performance acontece por conta de vírus, haja vista que, nesses casos, o problema surge repentinamente e não progressivamente.

Isso acontece porque arquivos cruciais do sistema são infectados, o que afeta diretamente o seu funcionamento. Em empresas que prestam serviços online, tamanha queda de rendimento pode resultar em indisponibilidades e irreparáveis danos financeiros.

4. Roubo de informações confidenciais

Da mesma forma que o sequestro de dados é uma antiga realidade, o roubo de informações não é algo recente. Somos alertados sobre esse tipo de ameaça há mais de duas décadas!

Nessas situações em especial, os arquivos maliciosos contidos em malwares registram tudo o que a vítima digita no computador. Ou seja, todos os logins e senhas são gerados em um relatório ao qual o cibercriminoso terá acesso.

Caso a vítima tenha o costume de realizar compras online ou use serviços de internet banking, as chances de obterem acesso aos dados bancários são enormes.

5. Espionagem de atividades

Certamente você já ouviu falar em spyware, não é mesmo? Como o próprio nome já diz, são programas utilizados para monitorar (espionar) as atividades da vítima no computador e assim gerar registros de navegação.

Na maioria dos casos, existe uma pequena diferença na origem da infecção do sistema.

Enquanto os tipos mais comuns de malware se alastram quando um programa infectado é instalado pelo usuário, os programas spywares são instalados sem o consentimento do usuário que, por sua vez, nem percebe o que aconteceu debaixo do próprio nariz.

O que o Kaspersky pode fazer para combater as pragas virtuais?

A empresa Kaspersky Lab surgiu no mercado em 1997, na Rússia, e rapidamente se tornou uma das maiores fabricantes de software de segurança para a Internet.

Entretanto, a Kaspersky Lab vai além da criação de soluções para proteger sistemas. A sua equipe — com mais de 3,6 mil analistas e experts — faz um excelente trabalho por meio de pesquisas que levam à descoberta de novas ameaças e às tendências para os próximos anos.

Portanto, se é uma solução robusta de segurança que a sua empresa pretende implementar, o Kaspersky estará sempre entre os favoritos para assumir tamanha responsabilidade.

Logo abaixo elencaremos alguns recursos que justificam a reputação dessa poderosa plataforma de segurança.

Abordagem de multicamadas

Toda a linha de produtos Kaspersky foi desenvolvida com uma abordagem multicamadas, em que em cada camada é aplicada uma diferente tecnologia.

No caso do Kaspersky Endpoint Security for Business, por exemplo, são 7 camadas que agem neutralizando a maioria das ameaças, impedindo que elas cheguem até o antivírus.

Essa abordagem é muito interessante porque reúne uma proteção de alto nível e alta performance, resultando em uma solução balanceada que permite ao cliente trabalhar com toda segurança.

Por si só, ela já elimina problemas com vulnerabilidade, spywares, malwares e evita a queda de desempenho dos PCs, promovendo a proteção em tempo real com tecnologia baseada em nuvem.

Segurança de dispositivos móveis

Hoje em dia o ambiente corporativo — sobretudo o de TI — busca inserir a tecnologia móvel para os funcionários. Logicamente, dispositivos como smartphones e tablets também necessitam de uma excelente proteção e implementação de políticas de segurança.

Com o Kaspersky, todos os dispositivos, sejam eles desktops, notebooks, smartphones ou tablets, estarão imunes às pragas cibernéticas que jamais hesitarão em invadir os sistemas da sua empresa.

Proteção contra ransoc e ransomware

Ransoc é considerado uma evolução do ransomware, a ponto de já ter se tornado uma tendência entre as maiores ameaças cibernéticas nos próximos anos. Mas, qual a diferença em comparação ao ransomware?

Assim que infecta um computador, o ransoc faz uma varredura instantânea no disco rígido em busca de conteúdos ilegais — inclusive em perfis de redes sociais — e, caso encontre, faz uma ameaça direta à vítima alegando que é do FBI e exige o pagamento de uma “fiança”.

Logicamente não se espera que o ransoc encontre conteúdos ilegais em computadores corporativos. Porém, sendo um malware capaz de fazer chantagens tão pessoais e assustadoras — utilizando de técnicas de engenharia social —, não há dúvidas de que tal ameaça representa um grande perigo.

Por fim, o Kaspersky é plenamente capaz de detectar, bloquear e remover um ransoc ou ransomware antes mesmo de o malware reunir os dados para fazer a chantagem.

E, aproveitando que o assunto é ransomware, que tal aprender a se proteger ainda mais desse tipo de ataque? Confira o infográfico que preparamos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *