segurança da informacao

Segurança da Informação: uma das questões mais importantes da nova era digital

A segurança da informação é o conjunto de estratégias criadas para garantir a proteção de toda a infraestrutura da tecnologia de uma empresa. Representa a capacidade de se defender e de se recuperar de acidentes como falhas no hardware, desastres e ataques cibernéticos.

A continuidade de negócios e o planejamento de recuperação de desastres são tão importantes para a segurança cibernética quanto a segurança de aplicativos e de rede.

Para a maioria das empresas, os ataques cibernéticos são as maiores ameaças ao ambiente de TI e ocorrem em duas áreas principais, a primeira: ataques contra hardware e software através de ameaças como vírus, malware, botnets e invasões de rede. E a segunda consiste em ataques à área financeira das empresas que podem incluir fraudes, roubos de informações e phishing.

Os crimes cibernéticos têm evoluído rapidamente e é preocupante a falta de entendimento de empresários e gestores sobre gravidade dessas ameaças; eles não acreditam que estão em risco ou se tornaram completamente insensíveis aos avisos.

A maioria das empresas que tendem a se preocupar com o assunto, são as que um dia já foram vítimas de alguma intrusão ou as grandes corporações com mais de mil funcionários.

Não são apenas as grandes empresas que devem se preocupar com a segurança da informação. Cyber ataques podem acontecer em qualquer lugar, de diferentes formas,  e contaminar rapidamente todo o ambiente de TI da organização. A razão pela qual esses ataques se espalharam tão depressa é porque costumam ser difíceis de detectar – por exemplo: mesmo com um bom antivírus instalado não garante 100% de segurança, pois constantemente são criados novos vírus capazes de “enganar” até os mais sofisticados softwares de proteção.

Juntamente com a falta de proteção adequada vem a falta de conscientização da equipe de colaboradores. Na maioria das vezes as maiores ameaças têm como porta de entrada os próprios funcionários que por acidente – por exemplo, abrindo o malware de um e-mail, fazendo download de softwares infectados ou usando senhas fracas – acabam por deixar infiltrar agentes maliciosos na rede interna.

Como estabelecer uma segurança da informação mais eficaz?

Vários recursos são mencionados quando se trata de manter a segurança básica da sua empresa, a primeira delas é: contrate um parceiro especializado. Sua empresa precisa poder contar com uma equipe especializada nas mais atuais soluções de segurança.

Com apenas as antigas e básicas soluções de segurança de TI, você corre o risco de expor seus negócios às ameaças modernas, à má utilização de recursos e a perda de eficiência. As empresas especializadas em infraestrutura de TI conhecem as melhores soluções de segurança para fornecer tudo o que é preciso para sua empresa estar segura no ambiente digital tais como: autenticação multifatorial, antivírus, Appliance Firewall, filtragem web, AntiSpam, criptografia, detecção de intrusão, auditorias de segurança, além de monitoramento avançado com alertas em tempo real.

Em todo caso, antes mesmo de passar essa tarefa para algum parceiro especializado você pode tomar as primeiras medidas no seu ambiente de TI da seguinte forma:

1 – Configure e ajuste regularmente o seu Firewall

2 – Atualize o Firmware do seu roteador

3 – Utilize senhas fortes

4 – Altere a senha padrão do seu roteador de Wi-Fi

5 – Instale um software antivírus

6 – Conscientize os colaboradores sobre os perigos da internet

No entanto, apenas essas medidas não garantem a segurança dos seus sistemas operacionais e da sua infraestrutura de TI, já que não existe um único modelo de segurança que se encaixe para todos os tipos de negócio, cada empresa exige demandas específicas para o seu ambiente de TI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *