software erp

Software ERP, a solução ideal para sua empresa

A Agilidade para reduzir custos é o principal ganho que as empresas conseguem ao adotar um Software ERP. Vamos entender como um programa assim pode ser a solução ideal para sua empresa?

O software ERP é reconhecido pela sua eficácia. Milhares de empresas que utilizam esse tipo de sistema para organizar seus procedimentos internos avaliam positivamente sua experiência com o Enterprise Resource Planning (ERP). E como um sistema online ERP pode trazer benefícios a sua empresa? Nos próximos tópicos conhecerá esse conjunto de soluções que a ferramenta pode proporcionar.

A estrutura do sistema ERP

A interface é bem simples, um dos motivos de sua popularidade. Ele oferece campos de cadastros completos, nos quais sua empresa poderá guarda dados de clientes, fornecedores e funcionários. Iniciado o banco de dados, a operação do sistema pode começar. Ainda é possível personalizar essa área de funcionamento do software e poderão ser criados parâmetros que se encaixarão as rotinas da empresa.

Um bom software de ERP online deve contar com as seguintes funções:

  • Cadastros – Controle de estoque;
  • Gestão de vendas;
  • Controle do financeiro;
  • Relatórios gerenciais;
  • Emissão de documentos fiscais (NF-e, NFS-e, NFC-e, etc.);
  • Contratos.

E como o software ERP pode ajudar sua empresa?

O sistema de gestão ERP é indicado para empresas que sofrem com a falta de organização. Por exemplo:

  • Não conhecer a demanda do estoque;
  • Não ter controle sobre entrada e saída de mercadorias do estoque;
  • Atraso constante de pagamentos vitais ao funcionamento da empresa;
  • Não consegue saber o quanto tem de títulos abertos com clientes;
  • Ainda emitem notas fiscais de forma manual;
  • Tem problemas de comunicação entre o comercial e financeiro.

Se sua empresa é afetada por um ou mais dos tópicos acima, então com certeza você precisa de um sistema ERP online urgentemente!

Os problemas com o estoque são eliminados com esse tipo de sistema. Poderá fazer um inventário inicial e depois só alimentá-lo dando entrada a novos produtos adquiridos e dando baixas na saída de mercadorias. O sistema ERP ainda terá layout para impressão de etiquetas que podem ser no sistema de identificação EAN (o código de barras).

Em relação a gestão financeira, não correrá o risco de pagar faturas em duplicidade, ou esquecer de quitar algum débito. Tudo será registrado e programado a partir do recebimento da fatura. E depois de gerada a ordem de pagamento pelo gestor, a conta será paga.

O comercial é beneficiado porque terá essas informações (estoque e financeiro) à disposição, podendo criar estratégias mais assertivas de contato com o cliente. Realizando abordagens no momento certo, de acordo com o histórico de compras que ficará disponível no sistema, seu time poderá impulsionar as vendas.

Como escolher um bom software ERP?

Considerar o portfólio da empresa fornecedora desse tipo de software é um dos principais critérios. Então saber um pouco da experiência dos outros clientes com o fornecedor do ERP é o primeiro passo. Conseguido isso, verifique:

1 – Como funciona o atendimento – veja se a empresa terá o suporte técnico que se adeque as suas necessidades. Qual tipo de comunicação poderá ser usado? Só por telefone fixo, atende fins de semana?

2 – Proteção de informações da empresa – contrate uma empresa que garanta a segurança dos dados que estarão salvos no sistema ERP. O fornecedor deve apresentar como funciona a proteção dos seus servidores, e se existem tecnologias de criptografia.

3 – Adequação para o perfil – é importante saber se o software que vai adquirir atende a peculiaridades de sua empresa. Porém, é necessário entender que empresas que não tem controle algum devem se moldar as diretrizes do sistema, pois são testadas e garantirão o melhor desempenho de seu negócio.

A eficiência do software ERP

De pronto sua empresa terá uma economia considerável na circulação de papéis. Enormes arquivos para guardar cópias de notas fiscais, ou comprovantes de pagamento não serão mais necessários.

E quem opta pelo sistema ERP online poderá acompanhar e realizar serviços de maneira remota, pois este perfil do programa roda pela web. Bastará realizar o login e fazer as alterações e consultas que desejar.

Sendo assim, adote o quanto antes um sistema ERP online e garanta a eficiências que sua empresa precisa para se consolidar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *