software erp

Software de gestão ERP: uma solução necessária

Como você diria que está a gestão de processos no seu negócio? Você já utiliza algum Software ERP?
Enquanto muitas empresas buscam soluções tecnológicas para processamento de dados e otimização operacional, empresários que hesitam ou acham que não precisam se modernizar podem perder muito rápido seu espaço no mercado.

A tecnologia mais utilizada atualmente para se manter competitivo nesse sentido é o Software ERP, que busca simplificar, centralizar e monitorar toda a operação corporativa. Veja o que significa essa sigla e como esse sistema pode transformar a sua empresa!

O que é ERP

ERP é uma sigla em inglês que significa “Planejamento de Recurso Corporativo” (Enterprise Resource Planning). O termo é geralmente usado para softwares de gestão que integram todos os dados de diversos setores em um único sistema centralizado.

A ideia desse tipo de solução é documentar, contabilizar e permitir a manipulação de informações relevantes, permitindo o controle completo da operação a partir de uma central.

Dessa forma, a empresa cria uma espinha dorsal de seu negócio; um sistema que liga todas as funções em um ambiente linear e automatizado.

Em um varejo, por exemplo, esse tipo de software pode integrar informações sobre pedidos de venda, contato de fornecedores e controle de estoque, para que um produto nunca esteja em falta sem que o empresário precise averiguar e calcular manualmente cada um desses dados.

As vantagens de adotar um Software ERP

Mas qual é o efeito prático de um sistema ERP? Abaixo, você pode conhecer os maiores benefícios da solução para a sua empresa.

Centralizar o processamento de dados

Esse é o grande mote do planejamento de recurso corporativo. Está ficando cada vez mais difícil se manter competitivo sem o apoio da tecnologia para integrar departamentos, pois a velocidade com que o mercado muda hoje demanda do empresário capacidade de ajustar rumos sem fazer grandes reformulações estruturais.

Adequações de estoque, remanejamento de mão de obra, identificação de oportunidades para crescimento, enfim; todas essas atitudes são necessárias para se manter competitivo.

Certamente, os processos ficam mais fáceis se todos os dados da empresa estiverem em um só sistema. Não basta conhecer bem as peças, é preciso entender com uma visão ampla onde elas se encaixam e como elas se movem.

Aumentar a visibilidade de dados críticos

Os dados de operação são a base das suas decisões de negócio, os tijolos para continuar ampliando a sua empresa. Agora, imagine construir uma casa onde cada tijolo tem um tamanho e um formato diferente.

Os sistemas ERP coletam, organizam e dispõem os dados de todos os departamentos da organização de forma padronizada e possibilitando a segmentação de acordo com a perspectiva que busca em sua gestão.

Em um só lugar, você visualiza custos de operação, margens de lucro, capital de giro e muitos outros dados críticos. É na interação entre eles que o empresário encontra formas de enxugar gastos, aumentar a produtividade e maximizar os ganhos no fim do mês.

Conectar atividades de negócios

A comunicação entre setores dentro de um empreendimento é fundamental para evitar retrabalhos, atrasos, desperdício de recursos e inchamento da operação.

O ERP não é uma ferramenta apenas para o controle da sua gestão. Por meio dele, é possível conectar funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes na mesma espinha que liga ponta a ponta do negócio. Ou seja, um software ERP pode garantir que todos os envolvidos falem a mesma língua.

Reduzir custos e falhas

Um dos principais motivos pelo qual empresas buscam o Software ERP como solução de gestão é a chance de agilizar a operação ao mesmo tempo em que se reduz o custo de tempo e dinheiro para tarefas rotineiras.

Ao automatizar a coleta e controle de dados, o empresário pode eliminar uma série de pequenos processos ao longo de toda a cadeia produtiva, que se acumulam para corroer os recursos ao fim do mês. Além disso, com o sistema centralizado, é possível identificar em detalhes onde estão os maiores gargalos para o negócio evoluir.

Por último, essa automatização também ajuda a reduzir as falhas humanas, que geralmente causam prejuízos consideráveis — algumas vezes estratégicos, mas na maioria delas financeiros.

Modernizar a operação

No fim, todas essas vantagens são parte de um benefício maior para o seu negócio: a modernização do controle de dados e operação corporativa.

Empresas modernas gastam menos dinheiro, produzem com menos processos e têm mais capacidade de ajustar sua estratégia de acordo com mudanças de mercado e no perfil do público-alvo.

É por isso que a falta de um Software ERP hoje engessa o negócio. E com as pernas engessadas, fica difícil apostar corrida com a concorrência.

Cuidados para implementar um Software ERP com sucesso

Todas essas vantagens deixam claro o quanto é importante a implementação do ERP para ter sucesso e continuar crescendo. Mas essa não é uma solução universal ou com um guia único. Existem dois cuidados que são essenciais para aproveitar ao máximo a centralização de dados e gestão empresarial. Vamos a eles.

Encontre a solução adequada para a sua empresa

Qual é a natureza da sua organização? Quais são os dados mais importantes e a forma mais eficiente de alinhar seus processos? Esses tipos de perguntas vão definir uma estratégia de implementação, começando pela escolha da solução ideal para o seu caso.

Existem sistemas robustos que abrangem diversas categorias de negócio e causam um efeito imediato na otimização operacional. Mas, mesmo assim, é importante trabalhar em cima da ferramenta para adaptá-la ao que você precisa.

Busque parceiros para implementação da tecnologia

Caso sua empresa não tenha uma equipe interna de TI devidamente qualificada para a pesquisa e aquisição de softwares, a melhor forma de encontrar uma solução de Software ERP consistente e customizável é por meio de uma Consultoria de TI. A função desta empresa terceirizada será de mapear os processos e indicar a melhor alternativa no mercado para as necessidades da sua empresa.

Afinal, um Software ERP é um sistema vital para garantir uma operação enxuta e um negócio competitivo, centralizando todos os dados e processos em um só lugar. Se você ainda não modernizou a sua empresa, é hora de buscar um parceiro de confiança para adotar a melhor solução e executar o projeto de implementação de forma extremamente profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *