Glossário de TI: 70 termos que você um dia irá encontrar em sua gestão de TI na sua empresa!

Ambiente de trabalho: é uma área de trabalho, e consiste de um ambiente gráfico adequado às necessidades de cada utilizador, onde ele possa colocar os ícones daqueles programas que são usados mais frequentemente, dinamizando assim a sua produtividade.

Analógica: forma de comunicação que usa ondas eletromagnéticas continuas. 

 
Antivírus: é um software que impede, elimina e atua na remoção de programas de software maliciosos como vírus.

Aplicativo: programa do computador desenvolvido para executar uma função específica normalmente para o usuário, pode desempenhar funções para outros programas como para o sistema operacional.

Auditoria: Exame independente de um produto ou serviço, para avaliar a sua conformidade com especificações, normas, acordos contratuais ou outros critérios.

Auto responder: programa que devolve automaticamente uma mensagem padrão sempre que recebe um e-mail.

Backup: são cópias de segurança de arquivos de computadores feitas periodicamente para evitar perdas de dados em caso de problemas técnicos nos equipamentos.
 
Banco de Dados: compreende a coleção de arquivos relacionados, tabelas, relações, que armazena dados e faz associações entre eles.
 
Big data: A explosão de dados que não para de crescer vindas das mais variadas fontes (empresas, internautas, governo, mídia etc) portanto desestruturados, é chamado de Big Data. Também as soluções de TI que ajudam a estruturar estes dados e transformá-los em informações de valor para um negócio são chamadas de soluções de Big Data.
 
Chip: pastilha de silício onde ficam os circuitos integrados compostos por milhões de componentes eletrônicos e essenciais aos computadores.
 
Cloud Computing: é a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica  por detrás da conexão.

COBIT:  é formado por um conjunto de boas práticas e recomendações de governança de Tecnologia da Informação mundialmente reconhecido. Atualmente o Framework está em sua quinta versão, contando com uma arquitetura formada por quatro domínios: planejar e organizar, adquirir e implementar, entregar e suportar, monitorar e avaliar.

Desktop: área de trabalho, permite ao usuário ter acesso fácil a todos os elementos que fazem parte do sistema operativo (pastas, arquivos, atalhos, programas etc).
 
Dispositivo de armazenamento: é um dispositivo capaz de armazenar informações para posteriormente ser consultadas.
 
Dispositivo de entrada: são dispositivos que fornecem informação para as operações num programa de computador também chamados de unidades ou periféricos de entrada.
 
Download: ação de copiar um arquivo ou programa por meio de um computador remoto pela internet.
 
Drive: unidade que permite a gravação e leitura de disquetes, CD-ROM ou outros dispositivos.
 
Estação de trabalho: é o computador utilizado no dia a dia, pode ser no trabalho (Estação de trabalho), ou em casa(Computador Pessoal).

Extranets: é uma rede de computadores que permite acesso externo controlado, para negócios específicos ou propósitos educacionais. Em um contexto de business-to-business, uma extranet pode ser vista como uma extensão de uma intranet da organização que é estendida para usuários externos à organização, geralmente parceiros, vendedores e fornecedores, em isolamento de todos os outros usuários da Internet.
 
Firewall: conjunto de software e hardware cuja função é evitar que pessoas não autorizadas acessem sua rede.
 
Hardware: constitui um conjunto de dispositivos palpáveis, tais como: processador, monitor, teclado, impressora, entre outros.
 
Hiperlink: consiste em links que vão de uma página da web ou arquivo para outro.
 
Host: qualquer máquina ou computador conectado à rede podendo oferecer informações, recursos, serviços e aplicações com outros usuários na rede.
 
Hosting: Quando uma empresa hospeda um serviço no servidor compartilhado de um data center.
 
Infraestrutura de redes: é todo o conjunto de equipamentos necessários e dispostos para o funcionamento da rede, computadores, roteadores, Switch etc.
 
Internet: ação de conectar redes separadas, mantendo cada uma com sua própria identidade, capaz de transmitir dados, voz e imagens.
 
Intranet: são redes internas construídas com as mesmas ferramentas e padrões de comunicação da internet, usadas para a distribuição interna de informações aos usuários.
 
ISO 20000: é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for standardization) voltada para o gerenciamento de qualidade de serviços de tenologia da informação (TI).
 
Java: poderosa linguagem que permite desenvolver aplicações para serem executadas na Internet, Intranet e Extranet, utiliza-se de bancos de dados em tempo real, transformando uma ferramenta analítica em operacional, sendo executável em qualquer plataforma de hardware e software.
 
Kaspersky: software de segurança para internet, proteção, remoção e detecção em tempo real de vírus, trojans, worms, spyware, adware.
 
Log-in: nome da conta para acessar um sistema.
 
Memória Ram: a memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
 
Megabyte: unidade de medida que equivale aproximadamente, a um milhão de caracteres de informação.
 
Memória: é o dispositivo que retém, armazena ou memoriza dados informáticos, durante um intervalo de tempo.
 
Migração de servidores: consiste na transferência de uma ou mais contas de hospedagem do servidor atual para um novo servidor.
 
Microsoft Azure: Em suma, esta é a plataforma de nuvem da Microsoft: uma coleção crescente de serviços integrados, computação, armazenamento, dados, rede e aplicativos, que ajudam você a avançar mais rápido, realizar mais e economizar dinheiro.
 
Mp3: tecnologia que permite compactar arquivos de música e sons com qualidade de CD.
 
Nuvem: é o termo utilizado para batizar serviços de armazenamento na internet, como o Microsoft Office 365, nestas páginas é possível enviar arquivos de seu computador e fazer backup desde qualquer equipamento para que estes fiquem acessíveis em qualquer lugar do mundo. 
 
Office 365: o Office 365 é a suíte de produtividade da Microsoft que tem os aplicativos que você conhece, sempre atualizados e acessíveis de praticamente qualquer lugar.
 
Password: código de acesso a um determinado serviço ou rede.
 
Placa-mãe: é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas.
 
Planilhas de cálculo: é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos ou apresentação de dados.
 
Periférico: qualquer equipamento ou acessório conectado à CPU ou ao computador.
 
Processador: é uma das partes principais do hardware e é responsável pelos cálculos, execução de tarefas e processamento de dados.
 
Procedimentos: é o conjunto de instruções sobre como combinar os componentes anteriores a fim de processar informações e gerar o resultado desejado.
 
Progressive Networks: programa pelo qual é possível trazer para a grande rede de computadores o som real, sob demanda, de rádios, sites de música, teatros, lojas de discos, etc, transmitindo o som em tempo real para qualquer lugar do mundo.
 
Processadores de texto: programa usado para escrever no computador, com ele é possível criar documentos simples e arquivos mais profissionais.
 
Protocolo: Uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer ao trocar mensagens. Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados.
 
Rede: é um sistema de conexão com fio ou sem fio, que permite o compartilhamento de recursos por diferentes computadores.
 
Roteador: é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores cirando um conjunto de redes de sobreposição.

Scanner: é um periférico de entrada encarregado de digitalizar imagens, textos, fotos para o computador ou processo inverso da impressora.
 
Servidor: é basicamente um computador mais potente que seu desktop comum.
 
Sistema operacional:
é o principal programa do computador e o responsável por todo o controle do equipamento em si, gerenciando o uso dos dispositivos (memória, drivers) e demais programas (processadores de texto, planilhas de cálculo) e periféricos (impressora e scanner).

Sistema: é o conjunto de componentes interligados para atingir um objetivo, segundo um plano, levando em consideração além dos componentes, os atributos, as relações, o meio ambiente, o estado e o equilíbrio.
 
Site: endereço na internet onde se hospeda uma página web.
 
Software: é o conjunto de instruções pré-programadas que permitem que o hardware controle, coordene e processe os dados de um sistema.
 
Software Livre: Denominação dada a determinados aplicativos cujo código-fonte é de domínio público e, em geral, gratuito.
 
Spam: é uma das formas mais utilizadas para a propagação de vírus e outras ameaças para roubar todo tipo de dados do usuário.
 
Switch: é um comutador (em inglês Switch), é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se ligam a ele, que então direciona os dados enviados de um computador especifico para outro.
 
Tags: comandos inseridos no código HTML para formatar as páginas da web.
 
Tecnologia da Informação: como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.
 
URL: (Uniform Resource Locator) endereço virtual de um site ou página na internet.
 
USB: (Universal Serial Bus) interface serial que permite conexão de até 127 dispositivos em velocidades 1,5 ou 12 Mbps.
 
Virtualização de servidor: é a técnica de execução de um ou mais servidores virtuais sobre um servidor físico.
 
Vírus: programa ou código escondido em outro programa que causa danos nos computadores.
 
VRML: é a tecnologia que transforma a Web em realidade virtual, agregando-lhe a terceira dimensão, permite a milhares de usuários utilizá-la para criar, compartilhar e visualizar modelos de objetos, casas, paisagens, entre outros, simulando as mais variadas situações.
 
Web site: domínio, endereço de um servidor web, nome principal do endereço de uma entidade registrada na internet. 

Wireless: sem fios, um termo de moda atual que refere-se a aparelhos capazes de transmitir dados via radio, infravermelho ou outra tecnologia que não envolva o uso de fios, já existem varias tecnologias de transmissão de dados sem fio como o Bluetooth, principal uso são redes sem fio hand-helds celulares e outros tipos de dispositivos portáteis.

Word: um dos melhores e o mais utilizado dos editores de textos, fabricado pela Microsoft.

Zip: formato de compressão, deu origem ao verbo “zipar”, com o sentido de “comprimir”. 

A TECJUMP oferece diferentes modalidades de suporte em TI onde sua empresa pode optar por aquela que mais se encaixa ao seu negócio, montando seu próprio modelo de serviços. 

Conte com a TECJUMP para o melhor suporte em TI! 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre este tema? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *